Serviços

Prefeitura de Maceió adota novo sistema de marcação de consultas e exames

Com o lançamento do Pronto! usuários marcam procedimentos via WhatsApp

Por 7Segundos, com assessoria 07/01/2025 15h03 - Atualizado em 07/01/2025 17h05
Prefeitura de Maceió adota novo sistema de marcação de consultas e exames
Sistema Pronto! está disponível pelo WhatsApp e nas Unidades de Saúde. - Foto: Ascom SMS

Em 2022, o prefeito JHC lançou o Pronto!, uma nova ferramenta de marcação de consultas e exames complementares via WhatsApp. Com a utilização do aplicativo de mensagens, o usuário não precisa mais ir à Unidade de Saúde, muitas vezes chegar de madrugada, para esperar na fila, já que as marcações podem ser feitas de forma remota.

Com o Pronto!, o sistema Cora foi encerrado na capital alagoana e a nova ferramenta tornou a marcação de exames e consultas complementares mais acessível aos usuários do SUS. Entre as principais inovações, destacam-se a Central de Atendimento via WhatsApp, cuja ampliação do canal de atendimento com a população utiliza o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil. O canal não só ampliou o acesso aos serviços, mas também permitiu uma gestão mais eficiente dos procedimentos.

O Pronto! conta com funcionalidades e iniciativas importantes para os usuários como consultar a posição na fila de espera ou procedimento ambulatorial, teleconsulta, solicitação de consulta com especialistas, solicitação de exames ambulatoriais, programa Prioriza Gestante para o atendimento com enfermeira e solicitação de exames para acompanhar gravidez, além do cancelamento ou a remarcação de exames.

Usuários não adeptos à tecnologia recebem atendimento humanizado e presencial das unidades básicas de saúde ou de referência com um fluxo menor de pacientes e menor tempo de espera. Usuários do SUS não precisam mais imprimir suas guias de marcações, sendo aceitas digitalmente em todas as unidades que executam procedimentos do SUS, sejam elas públicas, filantrópicas ou privadas.