Sancionada Lei do deputado Leonam Pinheiro que obriga condomínios a denunciar maus-tratos a animais
O descumprimento da Lei nº 9.412 acarretará em multa
Já está em vigor a Lei nº 9.412, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a obrigação de os condomínios residenciais e comerciais comunicarem aos órgãos de segurança pública a ocorrência de casos de maus-tratos a animais.
De acordo com a lei, os condomínios residenciais e comerciais localizados no Estado de Alagoas, representados por seus síndicos ou administradores devidamente constituídos, ficam obrigados a comunicar às autoridades policiais, em até 24 horas da ciência, a ocorrência ou indícios de casos de maus-tratos ou quaisquer violações de direitos de animais em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns.
Essa comunicação deve conter as informações que permitam a caracterização do animal e do local onde pode ser localizado; que permitam identificar a autoria e a materialidade de eventuais condutas delitivas; e a qualificação dos tutores ou responsáveis pela guarda. Os condomínios ficam também obrigados a afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o disposto desta lei. O seu descumprimento acarretará em multa.
O deputado explica que os condomínios são ambientes que favorecem a percepção de casos de maus-tratos, haja vista o monitoramento por câmeras e, em alguns casos, a proximidade física entre as unidades condominiais, que permite identificar sons e demais sinais indicativos de possíveis agressões. “A comunicação dos indícios e dos fatos é essencial para que a policia especializada se movimente para salvar o animal que está sendo maltratado e para dar início ao processo de responsabilização dos agressores”, destaca Leonam.
Últimas notícias
Santa Casa de Maceió anuncia suspensão de atendimentos a beneficiários Unimed
Sobe para 12 o número de presos do Comando Vermelho durante operação em AL
Picpay é condenada a indenizar cliente que teve nome negativado indevidamente
Compras da Black Friday devem injetar mais de R$ 69 milhões em Maceió, diz Fecomércio
IBGE lança processo seletivo recorde com 9,5 mil vagas, incluindo 259 em Alagoas
Campanha do Governo de AL viraliza ao resgatar personagens icônicos da Grande Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
