Sancionada Lei do deputado Leonam Pinheiro que obriga condomínios a denunciar maus-tratos a animais
O descumprimento da Lei nº 9.412 acarretará em multa

Já está em vigor a Lei nº 9.412, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a obrigação de os condomínios residenciais e comerciais comunicarem aos órgãos de segurança pública a ocorrência de casos de maus-tratos a animais.
De acordo com a lei, os condomínios residenciais e comerciais localizados no Estado de Alagoas, representados por seus síndicos ou administradores devidamente constituídos, ficam obrigados a comunicar às autoridades policiais, em até 24 horas da ciência, a ocorrência ou indícios de casos de maus-tratos ou quaisquer violações de direitos de animais em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns.
Essa comunicação deve conter as informações que permitam a caracterização do animal e do local onde pode ser localizado; que permitam identificar a autoria e a materialidade de eventuais condutas delitivas; e a qualificação dos tutores ou responsáveis pela guarda. Os condomínios ficam também obrigados a afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o disposto desta lei. O seu descumprimento acarretará em multa.
O deputado explica que os condomínios são ambientes que favorecem a percepção de casos de maus-tratos, haja vista o monitoramento por câmeras e, em alguns casos, a proximidade física entre as unidades condominiais, que permite identificar sons e demais sinais indicativos de possíveis agressões. “A comunicação dos indícios e dos fatos é essencial para que a policia especializada se movimente para salvar o animal que está sendo maltratado e para dar início ao processo de responsabilização dos agressores”, destaca Leonam.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
