Paulo Dantas acompanha cirurgias realizadas pelo Programa Saúde Até Você
Coordenado pela médica Júlia Brito, o programa conclui 1ª edição com cirurgias de moradores da Grota do Cigano
O governador Paulo Dantas e a médica Júlia Brito, coordenadora do Programa Saúde Até Você, acompanharam neste sábado (25) a realização de 11 cirurgias indicadas durante a primeira edição do programa, realizada em dezembro de 2024 na Grota do Cigano, no bairro do Jacintinho, em Maceió.
As cirurgias, realizadas no Hospital Veredas, no bairro do Farol, incluem procedimentos por videolaparoscopia, método menos invasivo que garante recuperação mais rápida. Todos os pacientes devem receber alta no domingo (26). Ao todo, serão realizadas 46 cirurgias até o início de fevereiro, resultado dos atendimentos realizados na Grota do Cigano.
Moradora do Jacintinho, a dona de casa Nereida da Silva Santos esperou mais de um ano por uma cirurgia de vesícula. Após ser atendida na Grota do Cigano, ela finalmente realizou o procedimento. "Esse programa precisa chegar a outros bairros. Tem muita gente esperando cirurgias e sem conseguir", afirmou Nereida. Já Luiz Carlos de Souza Correia, 68 anos, teve um sinal cancerígeno retirado do rosto. "Procurei ajuda em vários postos de saúde sem sucesso. Agora, com o programa, tudo foi rápido. Estou muito feliz e grato por essa iniciativa do governo que vai mudar minha vida", relatou Luiz Carlos.
"Para quem enfrenta dificuldades para marcar uma consulta, exame ou cirurgia, o Saúde Até Você é a resposta. Ele vai até as pessoas para resolver seus problemas de saúde. É emocionante saber que muitas pessoas, sem condições de buscar atendimento, estão sendo alcançadas. Esse programa é inovador, humanizado e estratégico, indo diretamente às casas e comunidades para identificar e atender às necessidades de saúde. Estamos mostrando que o Sistema Único de Saúde funciona, e em Alagoas funciona ainda melhor", afirmou Paulo Dantas.
A médica Júlia Brito enfatizou o diferencial do programa, que só avança para novas edições após a conclusão total das demandas da etapa anterior.
"Já agendamos todos os exames e, neste sábado, iniciamos as cirurgias. Até fevereiro, todas as 46 cirurgias serão concluídas. A próxima etapa começará em 1º de fevereiro, atendendo à Grota das Piabas, também no Jacintinho, com inclusão de novas especialidades médicas, como oftalmologia", explicou Júlia Brito.
O Saúde Até Você é uma iniciativa itinerante voltada para atender as demandas de saúde primária em comunidades de Maceió. Na primeira edição, o programa registrou 5.217 atendimentos, incluindo:
- 613 consultas médicas (clínico geral, cirurgia geral, ginecologia, neurologia, oftalmologia, pediatria e ortopedia);
- 1.920 exames laboratoriais e eletrocardiogramas;
- 288 testes rápidos de HIV e hepatites B e C;
- Outros serviços como aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
Melhor Rede Hospitalar do Nordeste
O governador também mencionou os avanços na rede pública estadual. "Alagoas hoje possui uma das melhores redes hospitalares públicas do Nordeste. Temos hospitais como o do Coração, que realiza transplantes inéditos no Estado. Já fizemos transplantes de coração, fígado e rins, e foi emocionante visitar esses pacientes e suas famílias no hospital."
O secretário executivo da Sesau, Eder Correia, ressaltou a estrutura oferecida pelo governo para a execução do programa. "Estamos concluindo o primeiro ciclo com sucesso. As cirurgias de vídeo são menos invasivas, com recuperação rápida, e a Sesau oferece todo o suporte físico e profissional necessário para garantir o atendimento de qualidade."
Últimas notícias
Júlia Nunes assume defesa de mãe e filho após denúncias contra vereador em Craíbas
Motorista com sinais de embriaguez fica ferido após bater carro contra muro em Maceió
Vereador é detido suspeito de ameaçar e agredir prestador de serviço em Craíbas
Cibele Moura recebe homenagem por apoio ao esporte amador em Maceió
Mulher de 28 anos morre após ser atropelada por ônibus em Maceió
Mulher morre após ser atingida por caminhão enquanto andava de bicicleta
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
