15% de desconto no IPTU acaba amanhã; Veja como aproveitar a promoção
O abatimento oferecido pela Prefeitura é o maior em vigência entre as capitais do Nordeste e um dos maiores do Brasil.
Os contribuintes maceioenses têm até esta sexta-feira (31) para aproveitar os 15% na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. O boleto com o desconto deve ser emitido no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), pelo online.maceio.al.gov.br, e o imposto pode ser pago via Pix, em lotéricas, agências e aplicativos bancários.
Para gerar a guia, o cidadão deve informar o número de inscrição municipal do imóvel, que pode ser encontrado em documentos do imóvel, boletos e carnês de IPTU de anos anteriores. Também é possível localizar a guia do imóvel com o desconto informando o CPF do titular e o CEP do imóvel.
Caso necessite de ajuda e informações para emitir a guia, o contribuinte pode entrar em contato com a Sefaz Municipal por e-mail ([email protected]) ou presencialmente, comparecendo à sede do órgão, na Rua Pedro Monteiro, 47, próximo à praça dos Palmares, no Centro, das 8h até às 16h. A Secretaria de Fazenda de Maceió também possui postos de atendimento nas Centrais Já! do Maceió Shopping e do Benedito Bentes (próximo ao Shopping Pátio), que funcionam com agendamento prévio pelo site ja.al.gov.br.
O desconto de 15% na cota única do IPTU 2025 oferecido pela Prefeitura de Maceió é o maior vigente entre as capitais no Nordeste e o segundo maior em vigência nas capitais do país, ficando somente atrás de Palmas, capital do Tocantins. As informações são de um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz).
Carnês de pagamento - Este ano, a Sefaz não irá encaminhar os tradicionais carnês de pagamento aos domicílios da capital. Para garantir o desconto é necessário emitir a guia pela internet, no site do órgão. A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links, SMS, mensagens de Whatsapp ou boletos com a guia ou código de pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected].
Inadimplência - Além de trazer mais economia para o cidadão, o pagamento antecipado, aproveitando o abatimento, evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que a dívida do IPTU pode trazer para o imóvel, como protesto judicial à inscrição em dívida ativa.
Investimentos - O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.
Últimas notícias
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
