15% de desconto no IPTU acaba amanhã; Veja como aproveitar a promoção
O abatimento oferecido pela Prefeitura é o maior em vigência entre as capitais do Nordeste e um dos maiores do Brasil.
Os contribuintes maceioenses têm até esta sexta-feira (31) para aproveitar os 15% na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. O boleto com o desconto deve ser emitido no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), pelo online.maceio.al.gov.br, e o imposto pode ser pago via Pix, em lotéricas, agências e aplicativos bancários.
Para gerar a guia, o cidadão deve informar o número de inscrição municipal do imóvel, que pode ser encontrado em documentos do imóvel, boletos e carnês de IPTU de anos anteriores. Também é possível localizar a guia do imóvel com o desconto informando o CPF do titular e o CEP do imóvel.
Caso necessite de ajuda e informações para emitir a guia, o contribuinte pode entrar em contato com a Sefaz Municipal por e-mail ([email protected]) ou presencialmente, comparecendo à sede do órgão, na Rua Pedro Monteiro, 47, próximo à praça dos Palmares, no Centro, das 8h até às 16h. A Secretaria de Fazenda de Maceió também possui postos de atendimento nas Centrais Já! do Maceió Shopping e do Benedito Bentes (próximo ao Shopping Pátio), que funcionam com agendamento prévio pelo site ja.al.gov.br.
O desconto de 15% na cota única do IPTU 2025 oferecido pela Prefeitura de Maceió é o maior vigente entre as capitais no Nordeste e o segundo maior em vigência nas capitais do país, ficando somente atrás de Palmas, capital do Tocantins. As informações são de um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz).
Carnês de pagamento - Este ano, a Sefaz não irá encaminhar os tradicionais carnês de pagamento aos domicílios da capital. Para garantir o desconto é necessário emitir a guia pela internet, no site do órgão. A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links, SMS, mensagens de Whatsapp ou boletos com a guia ou código de pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected].
Inadimplência - Além de trazer mais economia para o cidadão, o pagamento antecipado, aproveitando o abatimento, evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que a dívida do IPTU pode trazer para o imóvel, como protesto judicial à inscrição em dívida ativa.
Investimentos - O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.
Últimas notícias
Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Hospital Regional do Norte passa a ofertar atendimento em otorrinolaringologia
Internado desde a véspera do Natal, Carlos André da Silva tem familiares procurados pelo HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
