AL registra alta nos casos prováveis de dengue com 190 notificações em janeiro
Dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil
 
                            O número de casos prováveis de dengue em Alagoas teve um aumento significativo nas primeiras semanas de 2025. De acordo com a Superintendência de Vigilância e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as notificações passaram de 57, registradas nas duas primeiras semanas do ano, para 190 ao final da quarta semana.
A superintendente de vigilância e controle de doenças da Sesau, Waldinéa Silva, explicou que apesar dos números representarem uma diminuição de 5,94% em relação ao mesmo período do ano passado, os cuidados com a prevenção da dengue devem ser reforçados.
“Com o aumento no volume de chuvas, existe uma tendência de crescimento no número de casos de infecções por dengue. Por isso é importante que os cuidados contra os criadouros do mosquito sejam reforçados”, destacou Waldinéa.
Ela ressaltou que o trabalho dos agentes de endemias é fundamental para evitar a proliferação dos focos do vetor. Uma das medidas importantes é evitar a água parada, utilizada pelos mosquitos para se reproduzir. “Evitar o acúmulo de garrafas vazias, pneus, vasos de plantas e baldes são providências simples que podem garantir a segurança e bem estar de todos”, reforçou a superintendente.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. Sendo uma doença febril, ela tem se mostrado de grande importância na saúde pública nos últimos anos. O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
“O apoio da população alagoana tem surtido efeito positivo, e não podemos baixar a guarda e continuaremos trabalhando ativamente neste combate contra o mosquito, em que o maior intuito é evitar o aumento de casos de dengue em Alagoas, bem como as hospitalizações e os óbitos”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		