Alagoas se destaca em programa do Governo Federal com aumento no número de cirurgias eletivas
Cirurgias prioritárias aumentaram 53,8% de 2023 a 2024, enquanto procedimentos eletivos tiveram elevação de 7,9% entre 2022 e 2023
Alagoas se destacou no Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF), uma iniciativa do Governo Federal que visa a expansão das cirurgias prioritárias no Sistema Único de Saúde (SUS). O estado registrou entre 2023 a 2024 um crescimento de 53,8% no número de procedimentos, passando de 5.245 para 8.068 cirurgias.
Alagoas também foi destaque na realização de cirurgias eletivas, ao registrar um crescimento de 7,9% entre 2022 e 2023. O número de procedimentos passou de 101.838 para 109.916.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o empenho do Governo de Alagoas para assegurar a realização dos procedimentos. "O governador Paulo Dantas não mede esforços para garantir investimentos para a saúde dos alagoanos. Esse aumento na realização de cirurgias pelo SUS é reflexo desse empenho. Também parabenizo os profissionais de saúde no nosso estado pelo comprometimento", disse.
Gustavo Pontes destacou, ainda, a parceria com o Ministério da Saúde. "A ministra da Saúde, Nísia Trindade, é uma parceira de Alagoas. Nossa bancada federal liderada pelo governador Paulo Dantas também tem nos ajudado muito em Brasília. Juntos, trabalhamos para que a nossa população seja atendida em tempo hábil e com muita qualidade", afirmou o gestor.
Panorama nacional
No cenário nacional, também houve um aumento na realização de cirurgias eletivas. No ano passado, foram realizados 13.663.782 procedimentos, 10,8% maior do que em 2023, quando o número chegou a 12.322.368 operações. Em comparação com 2022, a alta é ainda maior, chegando a 32%, onde foram realizadas 10.314.385 cirurgias.
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
