Utilidade Pública

Censo Estadual da Pessoa com Deficiência ainda está ativo; veja como participar

Prazo final para envio dos dados termina no dia 28 de fevereiro

Por 7Segundos, com Assessoria 04/02/2025 11h11 - Atualizado em 04/02/2025 11h11
Censo Estadual da Pessoa com Deficiência ainda está ativo; veja como participar
Dados serão utilizados para mapear pessoas com deficiência no estado - Foto: Ascom Secdef

Em 2023, em seu primeiro ano de funcionamento, uma das primeiras ações da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) foi o lançamento do Censo Estadual da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de mapear a realidade das pessoas com deficiência em todo o estado.

A iniciativa busca coletar dados relativos a esse grupo, que servirão como base para a criação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. “Ao responder ao questionário, a pessoa com deficiência ou seu responsável legal estará contribuindo para visibilizar a realidade das pessoas com deficiência em Alagoas”, enfatiza a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça.

Ela reforça ainda que, quanto mais dados forem coletados, mais clara será a compreensão das necessidades e desafios enfrentados por esse grupo. “É através do Censo que conseguiremos mapear com precisão a quantidade de pessoas com deficiência em nosso estado, suas características, as dificuldades que encontram no dia a dia e quais os serviços e recursos que mais necessitam”, disse Arabella.

O Censo também tem o objetivo de fortalecer a luta por direitos. Os resultados da pesquisa serão utilizados para embasar demandas e reivindicações por políticas públicas mais justas e equitativas. Com base nos dados, o Estado poderá implementar ações que promovam a acessibilidade, a inclusão social e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Como participar?


A pesquisa pode ser respondida de forma simples e rápida, através de um formulário online disponível no site da Secdef ou da Agência Alagoas. O questionário é totalmente acessível, com opções em Libras e compatibilidade com softwares leitores de tela, garantindo que todas as pessoas com deficiência possam participar. O prazo para o preenchimento do Censo vai até o dia 28 de fevereiro de 2025.