Censo Estadual da Pessoa com Deficiência ficará ativo até o final de fevereiro
Prazo final para envio dos dados termina no dia 28 de fevereiro.
Em 2023, em seu primeiro ano de funcionamento, uma das primeiras ações da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) foi o lançamento do Censo Estadual da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de mapear a realidade das pessoas com deficiência em todo o estado.
A iniciativa busca coletar dados relativos a esse grupo, que servirão como base para a criação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. “Ao responder ao questionário, a pessoa com deficiência ou seu responsável legal estará contribuindo para visibilizar a realidade das pessoas com deficiência em Alagoas”, enfatiza a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça.
Ela reforça ainda que, quanto mais dados forem coletados, mais clara será a compreensão das necessidades e desafios enfrentados por esse grupo. “É através do Censo que conseguiremos mapear com precisão a quantidade de pessoas com deficiência em nosso estado, suas características, as dificuldades que encontram no dia a dia e quais os serviços e recursos que mais necessitam”, disse Arabella.
O Censo também tem o objetivo de fortalecer a luta por direitos. Os resultados da pesquisa serão utilizados para embasar demandas e reivindicações por políticas públicas mais justas e equitativas. Com base nos dados, o Estado poderá implementar ações que promovam a acessibilidade, a inclusão social e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
A pesquisa pode ser respondida de forma simples e rápida, através de um formulário online disponível no site da Secdef ou da Agência Alagoas. O questionário é totalmente acessível, com opções em Libras e compatibilidade com softwares leitores de tela, garantindo que todas as pessoas com deficiência possam participar. O prazo para o preenchimento do Censo vai até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Últimas notícias
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
