Censo Estadual da Pessoa com Deficiência ficará ativo até o final de fevereiro
Prazo final para envio dos dados termina no dia 28 de fevereiro.
Em 2023, em seu primeiro ano de funcionamento, uma das primeiras ações da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) foi o lançamento do Censo Estadual da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de mapear a realidade das pessoas com deficiência em todo o estado.
A iniciativa busca coletar dados relativos a esse grupo, que servirão como base para a criação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. “Ao responder ao questionário, a pessoa com deficiência ou seu responsável legal estará contribuindo para visibilizar a realidade das pessoas com deficiência em Alagoas”, enfatiza a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça.
Ela reforça ainda que, quanto mais dados forem coletados, mais clara será a compreensão das necessidades e desafios enfrentados por esse grupo. “É através do Censo que conseguiremos mapear com precisão a quantidade de pessoas com deficiência em nosso estado, suas características, as dificuldades que encontram no dia a dia e quais os serviços e recursos que mais necessitam”, disse Arabella.
O Censo também tem o objetivo de fortalecer a luta por direitos. Os resultados da pesquisa serão utilizados para embasar demandas e reivindicações por políticas públicas mais justas e equitativas. Com base nos dados, o Estado poderá implementar ações que promovam a acessibilidade, a inclusão social e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
A pesquisa pode ser respondida de forma simples e rápida, através de um formulário online disponível no site da Secdef ou da Agência Alagoas. O questionário é totalmente acessível, com opções em Libras e compatibilidade com softwares leitores de tela, garantindo que todas as pessoas com deficiência possam participar. O prazo para o preenchimento do Censo vai até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Últimas notícias
Caminhão arrasta carros e destrói moto em João Pessoa
Saúde Penedo fortalece cuidado com bebês prematuros e passa oferecer proteção moderna contra vírus respiratório
Homem é preso suspeito de fraudar cartão da mãe e incendiar a casa dela em Coité do Nóia
Homem é preso com arma e drogas dentro de casa no bairro de Bebedouro, em Maceió
Quina da Mega-Sena premia aposta de Arapiraca e garante bolão vencedor no Agreste
Foragido da Justiça por tráfico de drogas é preso no bairro Clima Bom
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
