Serviços

DMTT orienta sobre emissão e uso de credenciais de estacionamento em Maceió

Educadores realizam o projeto em diversos pontos da capital

Por 7Segundos, com assessoria 04/02/2025 15h03 - Atualizado em 04/02/2025 15h03
DMTT orienta sobre emissão e uso de credenciais de estacionamento em Maceió
Credenciais são entregues gratuitamente para população - Foto: Ascom DMTT

Na manhã desta terça-feira (4), o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizou mais uma ação do projeto educativo “Essa Vaga é Sua”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência.

A ação ocorreu no estacionamento de um hipermercado na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Tabuleiro dos Martins. Educadores do DMTT abordaram condutores para orientá-los sobre o uso correto dessas vagas prioritárias. Além das orientações, a equipe da Gerência Técnica de Cadastros Especiais (GETEC) esteve presente para confeccionar e renovar credenciais de estacionamento para os beneficiários.

O taxista, Amauri Lins, acaba de completar 60 anos e não perdeu a oportunidade de fazer seu primeiro cadastro. “Eu notei a movimentação e aproveitei para conseguir a minha. O procedimento é rápido e bem fácil, só ajuda na rotina”, disse.

Para obter a credencial, os interessados devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência, é necessário também o laudo médico com o CID da patologia correspondente. A credencial tem validade de cinco anos e facilita a locomoção dos beneficiários, garantindo o direito ao uso das vagas prioritárias.

Adélia Maria Barbosa, aposentada de 73 anos, também participou da ação e garantiu sua renovação da credencial. “Essa iniciativa é ótima, porque eu precisava refazer a credencial e tinha muitas dificuldades. Então, encontrar vocês por aqui facilita muito o processo”, pontuou.

A campanha “Essa Vaga é Sua” visa não apenas educar os condutores sobre a importância de respeitar as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, mas também facilitar o acesso às credenciais. A iniciativa reforça o compromisso do DMTT em promover um trânsito mais inclusivo e respeitoso em Maceió.

O agente e educador de trânsito, Alex Carnaúba, supervisionou a ação e ressaltou a importância do projeto. “A finalidade é justamente salvaguardar esse direito dessa população. E evitar, com isso, a utilização indevida dessas vagas por pessoas que não são portadoras de direito. Estamos fazendo essas atividades há um ano e ampliando para diversos estabelecimentos”, concluiu.

Vale ressaltar que estacionar indevidamente em vagas reservadas é uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

Com ações como essa, o DMTT busca conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito e aos direitos das pessoas com mobilidade reduzida, contribuindo para uma convivência mais harmoniosa nas vias da capital alagoana.