DMTT orienta sobre emissão e uso de credenciais de estacionamento em Maceió
Educadores realizam o projeto em diversos pontos da capital
Na manhã desta terça-feira (4), o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizou mais uma ação do projeto educativo “Essa Vaga é Sua”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência.
A ação ocorreu no estacionamento de um hipermercado na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Tabuleiro dos Martins. Educadores do DMTT abordaram condutores para orientá-los sobre o uso correto dessas vagas prioritárias. Além das orientações, a equipe da Gerência Técnica de Cadastros Especiais (GETEC) esteve presente para confeccionar e renovar credenciais de estacionamento para os beneficiários.
O taxista, Amauri Lins, acaba de completar 60 anos e não perdeu a oportunidade de fazer seu primeiro cadastro. “Eu notei a movimentação e aproveitei para conseguir a minha. O procedimento é rápido e bem fácil, só ajuda na rotina”, disse.
Para obter a credencial, os interessados devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência, é necessário também o laudo médico com o CID da patologia correspondente. A credencial tem validade de cinco anos e facilita a locomoção dos beneficiários, garantindo o direito ao uso das vagas prioritárias.
Adélia Maria Barbosa, aposentada de 73 anos, também participou da ação e garantiu sua renovação da credencial. “Essa iniciativa é ótima, porque eu precisava refazer a credencial e tinha muitas dificuldades. Então, encontrar vocês por aqui facilita muito o processo”, pontuou.
A campanha “Essa Vaga é Sua” visa não apenas educar os condutores sobre a importância de respeitar as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, mas também facilitar o acesso às credenciais. A iniciativa reforça o compromisso do DMTT em promover um trânsito mais inclusivo e respeitoso em Maceió.
O agente e educador de trânsito, Alex Carnaúba, supervisionou a ação e ressaltou a importância do projeto. “A finalidade é justamente salvaguardar esse direito dessa população. E evitar, com isso, a utilização indevida dessas vagas por pessoas que não são portadoras de direito. Estamos fazendo essas atividades há um ano e ampliando para diversos estabelecimentos”, concluiu.
Vale ressaltar que estacionar indevidamente em vagas reservadas é uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.
Com ações como essa, o DMTT busca conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito e aos direitos das pessoas com mobilidade reduzida, contribuindo para uma convivência mais harmoniosa nas vias da capital alagoana.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
