Ufal e Ministério da Cultura se unem para lançar 'Netflix público'
Obras nacionais serão disponibilizadas na nova plataforma
O Ministério da Cultura (MinC) está trabalhando para colocar no ar, ainda em 2025, um streaming público, o Tela Brasil. O projeto está sendo feito em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A plataforma Tela Brasil vai contar com a disponibilização gratuita de um conjunto de produções audiovisuais. O objetivo é ampliar o acesso e a difusão do cinema nacional e contribuir para a formação de público.
Alguns detalhes foram apresentados no dia 25 de janeiro pela diretora de preservação e difusão audiovisual da SAV, Daniela Santana Fernandes. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): "Já é uma realidade. Já fizemos grupo focal, já fizemos alguns testes", disse Daniela.
Segundo ela, no segundo semestre do ano passado, foi lançado também um edital para licenciamento de curtas e longas-metragens. Foram recebidas cerca de 1,6 mil inscrições e o resultado deve ser divulgado em breve.
"A gente precisava de obras para além daquelas que o governo federal já têm direito. Temos o acervo da Cinemateca Brasileira, onde tem por exemplo envolvimento do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e da Fundação Palmares. Tem acervo da Funarte [Fundação Nacional de Artes]. Todos esses vão compor o streaming. Mas queremos que a produção contemporânea também esteja lá representada", explicou.
Ela afirmou ainda que, paralelamente ao desenvolvimento da plataforma, vem sendo discutida a regulamentação da Lei Federal 13.006/2024. Aprovada no ano passado, ela estabeleceu a exibição de filmes de produção nacional como componente curricular complementar: as escolas precisarão exibir mensalmente para os alunos no mínimo duas horas.
O streaming público deverá também se voltar para esse fim. "É o nosso compromisso. Afinal, como é que a gente ia regulamentar uma legislação sem dar ferramenta para que as escolas tenham condição de fazer essas exibições?".
Últimas notícias
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Caminhão desce sem freio e provoca colisão com dois carros em Palmeira dos Índios
Cibele Moura celebra vitória de João Neto na presidência do CRF-AL
[Vídeo] Tartaruga verde é resgatada com marcas de rede e traumatismo craniano
Suspeito de atirar em escola indígena é preso em Palmeira dos Índios
Após mobilização, filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal é encontrado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
