Cidades

Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe exposição Memórias Soterradas

Abertura da mostra acontece nesta segunda-feira (10), que ficará em cartaz até 8 de março

Por Assessoria 10/02/2025 12h12 - Atualizado em 10/02/2025 12h12
Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe exposição Memórias Soterradas
Memórias Soterradas é o resultado de um intenso trabalho coletivo desenvolvido pelo projeto Cidade de Afetos - Foto: Divulgação

O Complexo Cultural do Teatro Deodoro recebe, nesta segunda-feira (10), a partir das 19 horas, a abertura da Exposição Memórias Soterradas, promovida pela segunda edição do projeto Cidade de Afetos.

A mostra, que ficará aberta ao público até o dia 8 de março, convida visitantes a uma imersão nas histórias, memórias e expressões artísticas das comunidades impactadas pelo maior desastre socioambiental hoje em curso numa área urbana no mundo: o colapso causado pela mineração da Braskem em Maceió, Alagoas.

Memórias Soterradas é o resultado de um intenso trabalho coletivo desenvolvido pelo Cidade de Afetos, que, desde sua criação, dedica-se à educação patrimonial e à criação artística colaborativa.

O projeto iniciou suas atividades com moradores e ex-moradores dos cinco bairros diretamente afetados pelo desastre: Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol — e, mais recentemente, expandiu suas ações para as comunidades situadas na borda do território em afundamento, a exemplo dos Flexais, Levada e Vergel do Lago.

A iniciativa busca ressignificar as memórias dessas comunidades impactadas, transformando dores e perdas em potentes formas de expressão cultural. Para isso, utiliza a arte e a ressignificação de vivências e memórias como ferramentas fundamentais para a preservação e valorização das referências culturais.

A abertura da Exposição Memórias Soterradas promete ser uma oportunidade não apenas para contemplar produções artísticas significativas, mas também para refletir sobre a importância da preservação patrimonial e da escuta ativa das memórias coletivas.


SERVIÇO



COORDENADORA DO PROJETO: Isadora Padilha

ABERTURA: 10 de Fevereiro às 19h

LOCAL: Galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro

HORÁRIO: Segunda a sábado, das 8h às 17h. | Domingos e feriados, das 14h às 17h

ENTRADA: Gratuita