Secretaria de Saúde promove palestra sobre os cuidados com pets no Carnaval
Ação foi realizada por médico veterinário do e-Multi para usuários do SUS da USF Sérgio Quintella
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe Multiprofissional (e-Multi) de Atenção Primária de Maceió, realizou nesta segunda-feira (10), uma sala de espera na Unidade de Saúde da Família (USF) Sérgio Quintella sobre problemas que podem ser ocasionados à saúde dos animais domésticos durante as festas de Carnaval e os cuidados necessários para protegê-los no período.
Segundo o médico veterinário do e-Multi e facilitador da ação, Lindomar Machado, a população precisa estar atenta para os cuidados à saúde dos pets durante as festas carnavalescas, pois diversas situações podem provocar o estresse do animal.
“Os problemas relacionados ao Carnaval com animais estão relacionados à questão do som alto e sons de trios elétricos, que podem causar estresse e danos emocionais e comportamentais nesse animal”, destacou.
“Outro grave problema é o abandono de animais domésticos, onde seus tutores saem para curtir o Carnaval e passam dias fora, deixando os animais em casa sem os devidos cuidados. Isso configura como maus-tratos, um crime que pode dar pena de até cinco anos de prisão e, por isso, orientamos à população para não cometer esse erro grave com os animais”, acrescentou o veterinário.
Além da sala de espera, a população do entorno da USF Sérgio Quintella e da UBS Aliomar Lins também recebeu atendimento clínico-veterinário domiciliar. Na oportunidade, sete animais foram atendidos e receberam tratamento prescrito para cuidados necessários. Os tutores foram orientados sobre posse responsável de animais domésticos e crime de maus-tratos.
Durante todo o mês de fevereiro, as ações sobre saúde animal seguirão nas unidades de saúde Sérgio Quintella e Aliomar Lins, com o objetivo de informar os usuários sobre os cuidados com a saúde dos pets durante o Carnaval.
Veja também
Últimas notícias
Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
“Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
“Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
