Secretaria de Saúde promove palestra sobre os cuidados com pets no Carnaval
Ação foi realizada por médico veterinário do e-Multi para usuários do SUS da USF Sérgio Quintella

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe Multiprofissional (e-Multi) de Atenção Primária de Maceió, realizou nesta segunda-feira (10), uma sala de espera na Unidade de Saúde da Família (USF) Sérgio Quintella sobre problemas que podem ser ocasionados à saúde dos animais domésticos durante as festas de Carnaval e os cuidados necessários para protegê-los no período.
Segundo o médico veterinário do e-Multi e facilitador da ação, Lindomar Machado, a população precisa estar atenta para os cuidados à saúde dos pets durante as festas carnavalescas, pois diversas situações podem provocar o estresse do animal.
“Os problemas relacionados ao Carnaval com animais estão relacionados à questão do som alto e sons de trios elétricos, que podem causar estresse e danos emocionais e comportamentais nesse animal”, destacou.
“Outro grave problema é o abandono de animais domésticos, onde seus tutores saem para curtir o Carnaval e passam dias fora, deixando os animais em casa sem os devidos cuidados. Isso configura como maus-tratos, um crime que pode dar pena de até cinco anos de prisão e, por isso, orientamos à população para não cometer esse erro grave com os animais”, acrescentou o veterinário.
Além da sala de espera, a população do entorno da USF Sérgio Quintella e da UBS Aliomar Lins também recebeu atendimento clínico-veterinário domiciliar. Na oportunidade, sete animais foram atendidos e receberam tratamento prescrito para cuidados necessários. Os tutores foram orientados sobre posse responsável de animais domésticos e crime de maus-tratos.
Durante todo o mês de fevereiro, as ações sobre saúde animal seguirão nas unidades de saúde Sérgio Quintella e Aliomar Lins, com o objetivo de informar os usuários sobre os cuidados com a saúde dos pets durante o Carnaval.
Veja também
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
