Secretaria de Saúde promove palestra sobre os cuidados com pets no Carnaval
Ação foi realizada por médico veterinário do e-Multi para usuários do SUS da USF Sérgio Quintella

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe Multiprofissional (e-Multi) de Atenção Primária de Maceió, realizou nesta segunda-feira (10), uma sala de espera na Unidade de Saúde da Família (USF) Sérgio Quintella sobre problemas que podem ser ocasionados à saúde dos animais domésticos durante as festas de Carnaval e os cuidados necessários para protegê-los no período.
Segundo o médico veterinário do e-Multi e facilitador da ação, Lindomar Machado, a população precisa estar atenta para os cuidados à saúde dos pets durante as festas carnavalescas, pois diversas situações podem provocar o estresse do animal.
“Os problemas relacionados ao Carnaval com animais estão relacionados à questão do som alto e sons de trios elétricos, que podem causar estresse e danos emocionais e comportamentais nesse animal”, destacou.
“Outro grave problema é o abandono de animais domésticos, onde seus tutores saem para curtir o Carnaval e passam dias fora, deixando os animais em casa sem os devidos cuidados. Isso configura como maus-tratos, um crime que pode dar pena de até cinco anos de prisão e, por isso, orientamos à população para não cometer esse erro grave com os animais”, acrescentou o veterinário.
Além da sala de espera, a população do entorno da USF Sérgio Quintella e da UBS Aliomar Lins também recebeu atendimento clínico-veterinário domiciliar. Na oportunidade, sete animais foram atendidos e receberam tratamento prescrito para cuidados necessários. Os tutores foram orientados sobre posse responsável de animais domésticos e crime de maus-tratos.
Durante todo o mês de fevereiro, as ações sobre saúde animal seguirão nas unidades de saúde Sérgio Quintella e Aliomar Lins, com o objetivo de informar os usuários sobre os cuidados com a saúde dos pets durante o Carnaval.
Veja também
Últimas notícias

Polícia apreende motocicletas com escapamento ‘coiote’ em Maragogi

Após execução de delegado, promotor defende proteção vitalícia de autoridades que atuam contra o crime organizado

Execução de ex-delegado-geral teve mais de 20 tiros de fuzil

Hytalo Santos e marido submetiam menores a procedimentos estéticos e tatuagens, diz denúncia do MP

Jovem ameaça cortar braço da avó da namorada e é morto a paulada no DF

Jovem fica ferido ao sofrer acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
