MP confirma que transporte escolar municipal voltará a circular em Maceió após vistorias
Decisão foi tomada durante uma audiência realizada nesta quarta-feira (19) com a Semed, MPF, MP e Defensoria Pública
O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) confirmou que os veículos do transporte escolar municipal voltam a circular em Maceió após vistorias. A decisão foi tomada em uma audiência realizada nesta quarta-feira (19). No entanto, não há informações sobre a data da volta.
A reunião aconteceu após uma série de protestos realizados por pais de alunos da rede de ensino municipal que ficaram revoltados com a situação. Os manifestantes interditaram diversos trechos de avenidas em Maceió como uma forma de chamar a atenção das autoridades e da imprensa.
Segundo o órgão, ficou acordado que o Município de Maceió fará vistorias e somente aqueles veículos em condições de segurança serão colocados em circulação. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também deve apresentar um cronograma de fiscalização desses veículos em até 48 horas.
O Ministério informou que o contrato do Município com a empresa que fornece os veículos está encerrado desde o dia 17 deste mês, e os gestores municipais têm o mesmo prazo de 48 horas para apresentar uma reposta formal da empresa dizendo se concorda ou não em retomar o serviço, num contrato por indenização.
Haverá outra reunião na próxima terça-feira (24), organizada pelo Conselho Municipal de Educação (Comed), para propor como serão os ajustes e possíveis compensações do calendário escolar.
Participaram da audiência desta quarta os representantes da Semed e do Gabinete Civil, do Comed e do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos.
Por meio de nota, a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, informou que tem realizado todos os esforços para regularizar o transporte escolar e que vai cumprir os termos ajustados na reunião desta tarde.
NOTA DA PREFEITURA DE MACEIÓ
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem realizado todos os esforços para regularizar o transporte escolar dos alunos da rede pública que utilizam o sistema. A Semed irá cumprir os termos ajustados na reunião desta tarde, que envolveu o Ministério Público e o Conselho Municipal de Educação.
A Secretaria trabalha para, nos próximos dias, retomar os serviços, enquanto dá continuidade às etapas do novo processo licitatório.
A prefeitura de Maceió reafirma que educação sempre foi uma prioridade. Entre 2021 e 2025 o número de vagas nas creches saiu de 9 mil para 16 mil, um dos maiores saltos entre as capitais brasileiras.
A atual gestão desenvolve o mais importante programa de educação infantil do país, o Gigantinhos, com investimento global inicial de R$ 189 milhões, implantando educação de tempo integral, 6 refeições diárias e com escolas de qualidade para a população. Avanços históricos, reconhecidos nacionalmente, e que estão transformando para melhor a vida de milhares de crianças e famílias.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
