Ministério Público concede ao governador Paulo Dantas Comenda Rodriguêz de Melo, a mais alta honraria da instituição
Governador permite a consolidação da lealdade institucional e republicana entre Ministério Público, Poderes Executivo Estadual, Legislativo e Judiciário, e Tribunal de Contas

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) homenageou, por meio do Colégio de Procuradores de Justiça, nesta terça-feira (25), com a comenda Rodriguêz de Melo, o governador de Alagoas, Paulo Dantas. A honraria é outorgada a personalidades conceituadas como “Amigo do Ministério Público Alagoano”. O chefe do Poder Executivo foi escolhido para recebê-la como forma de reconhecimento ao seu o trabalho desenvolvido à frente da gestão estadual.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, afirmou que a concessão da comenda é uma forma do MPAL demonstrar que o legado que está sendo construído por Paulo Dantas representa mudanças políticas significativas para Alagoas: “Rodriguêz de Melo foi o primeiro promotor de Justiça negro do nosso MP, um homem que fez história na defesa de populações vulneráveis. Para além disso, foi poeta, cantor, poliglota e uma pessoa que buscou na educação a transformação da sua vida. E quero agora fazer um paralelo com o que governador tem feito em prol da área educacional aqui no estado, com investimentos na construção de mais escolas e na qualidade do ensino, permitindo que Alagoas alcance índices nacionais positivos. Ou seja, vemos, nesses dois exemplos, o poder transformador que tem a educação”, declarou o procurador-geral.
Lean Araújo também destacou que o governador permite a consolidação da lealdade institucional e republicana entre Ministério Público, Poderes Executivo Estadual, Legislativo e Judiciário, e Tribunal de Contas.
Ao receber a homenagem, Paulo Dantas agradeceu o reconhecimento ao trabalho que tem desenvolvido há três anos. “Expresso o meu profundo agradecimento por receber a mais alta honraria do Ministério Público, essa instituição que defende as leis, os direitos do cidadão e a democracia. Sei que a gestão que estamos desenvolvendo também é exitosa em razão da parceria com o MP. Tiramos Alagoas do pódio da violência urbana, construímos várias UPAs e hospitais, estamos cuidando da primeira infância e aplicando cerca de 18% do orçamento em investimentos próprios, com prioridade para a educação. Os indicadores de Alagoas avançaram e muito nos orgulham”, disse o governador.
A solenidade foi prestigiada por dezenas de autoridades, entre membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, secretários estaduais e familiares de Rodriguêz de Melo.
A comenda
A outorga da Comenda Rodriguêz de Melo é uma iniciativa do Colégio de Procuradores de Justiça. Para ser conferida a alguém, precisa da aprovação dos integrantes daquele colegiado e, posteriormente, tornar-se uma resolução. A concedida a Paulo Dantas é a Resolução CPJ nº 37/2024, e foi publicada no Diário Oficial do último dia 20, tendo sido assinada pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo.
Em sua justificativa, o Colégio de Procuradores alegou a “grandeza de espírito público” de Paulo Dantas à frente do governo de Alagoas desde maio de 2022.
A comenda é conferida a personalidades conceituadas como “Amigo do Ministério Público Alagoano”. Desde quando foi instituída, há 25 anos, apenas seis pessoas foram agraciadas com a honraria.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
