Reconhecimento facial para identificar foragidos e desaparecidos poderá chegar a Maceió
Sistema Smart Sampa já ajudou a prender mais de 2.600 criminosos e pode ser implantado em Maceió
A Prefeitura de Maceió poderá trazer para a capital um novo sistema de segurança, que utiliza tecnologia avançada de reconhecimento facial para identificar foragidos até encontrar desaparecidos. O recurso já é utilizado em São Paulo (SP) com resultados promissores.
Esses resultados são exibidos no "Prisômetro", um painel inaugurado recentemente na Central de Monitoramento Smart Sampa, que registra em tempo real o impacto do sistema. Desde o início da operação, já foram presas 1.902 pessoas em flagrante, capturados 720 foragidos da Justiça e localizadas 41 pessoas desaparecidas.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, investir em tecnologia é essencial para modernizar o trabalho da Guarda Civil Municipal de Maceió. “Estamos conhecendo de perto soluções que realmente fazem a diferença na segurança pública. A experiência de São Paulo mostra que a tecnologia pode ser uma grande aliada no combate ao crime. Nosso objetivo é trazer esse modelo para Maceió, garantindo uma cidade mais segura para a população”, destacou.
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) já trabalha com videomonitoramento e está em processo de ampliação do sistema, com a instalação de Totens de Segurança que contam com câmeras integradas, botão de emergência e comunicação direta com a Guarda Civil Municipal.
Na última terça-feira (25), Eduardo Marinho esteve em São Paulo para conhecer o Smart Sampa junto com o prefeito de Maceió, JHC, e o deputado federal, delegado Fábio Costa. Para o secretário, a visita a São Paulo reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió em modernizar a segurança pública e intensificar a atuação da GCMM no policiamento preventivo e comunitário.
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Governo retira urgência de projeto sobre 6x1; entenda próximos passos
Leonardo Dias volta a cobrar funcionamento do HC Pet dois meses após "inauguração"
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
