Reconhecimento facial para identificar foragidos e desaparecidos poderá chegar a Maceió
Sistema Smart Sampa já ajudou a prender mais de 2.600 criminosos e pode ser implantado em Maceió

A Prefeitura de Maceió poderá trazer para a capital um novo sistema de segurança, que utiliza tecnologia avançada de reconhecimento facial para identificar foragidos até encontrar desaparecidos. O recurso já é utilizado em São Paulo (SP) com resultados promissores.
Esses resultados são exibidos no "Prisômetro", um painel inaugurado recentemente na Central de Monitoramento Smart Sampa, que registra em tempo real o impacto do sistema. Desde o início da operação, já foram presas 1.902 pessoas em flagrante, capturados 720 foragidos da Justiça e localizadas 41 pessoas desaparecidas.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, investir em tecnologia é essencial para modernizar o trabalho da Guarda Civil Municipal de Maceió. “Estamos conhecendo de perto soluções que realmente fazem a diferença na segurança pública. A experiência de São Paulo mostra que a tecnologia pode ser uma grande aliada no combate ao crime. Nosso objetivo é trazer esse modelo para Maceió, garantindo uma cidade mais segura para a população”, destacou.
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) já trabalha com videomonitoramento e está em processo de ampliação do sistema, com a instalação de Totens de Segurança que contam com câmeras integradas, botão de emergência e comunicação direta com a Guarda Civil Municipal.
Na última terça-feira (25), Eduardo Marinho esteve em São Paulo para conhecer o Smart Sampa junto com o prefeito de Maceió, JHC, e o deputado federal, delegado Fábio Costa. Para o secretário, a visita a São Paulo reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió em modernizar a segurança pública e intensificar a atuação da GCMM no policiamento preventivo e comunitário.
Veja também
Últimas notícias

Secretaria de Cultura de Arapiraca reúne representantes de segmentos culturais

Secretaria de Estado da Saúde promove Seminário da Pessoa com Deficiência

Nota da Prefeitura de São José da Tapera

'A união entre os municípios é um dos caminhos para melhorar a alimentação escolar', afirma Daniel Barbosa

SMTT Penedo reforça orientação sobre a importância do uso do capacete

Sucesso absoluto: Taça Palmeira de Futsal 2025 chega ao fim com recorde de público
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
