Alagoas registra queda de 25,76% de casos de alcoolemia durante o Carnaval 2025
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), os dados refletem o trabalho contínuo em promover a educação para o trânsito e as fiscalizações
Alagoas registrou uma redução de 25,76% de casos de alcoolemia durante o Carnaval de 2025. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), também houve uma queda de 20,52% na recusa ao teste do bafômetro, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Ainda segundo o órgão, os dados refletem o trabalho contínuo em promover a educação para o trânsito e realizar as fiscalizações de forma eficaz.
Este ano, ao todo, foram feitos 1.558 testes em 2025, contra 830 em 2024, o que representa um aumento de 87,71%. Com o maior número de testes, houve também aumento na quantidade absoluta de infrações relacionadas ao consumo de álcool.
No entanto, ao comparar proporcionalmente os dados com o ano passado, observa-se uma redução nas infrações. Além disso, as ações do Detran resultaram em uma redução de 49,76% nas infrações administrativas. Esses números indicam que, apesar da intensificação na fiscalização, houve uma diminuição nas infrações mais graves.
Sérgio Oliveira, chefe de Planejamento e Fiscalização do Detran Alagoas, destacou os resultados positivos.
"A diminuição das situações de alcoolemia e de recusas ao teste é reflexo do aumento da responsabilidade dos condutores alagoanos. Nosso objetivo é garantir um trânsito mais seguro. Para isso, é essencial que as pessoas se conscientizem da importância de não dirigir sob efeito de álcool. A Lei Seca não proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, mas visa impedir que vidas sejam ceifadas no trânsito quando alguém decide misturar álcool e direção", afirmou Oliveira.
A Operação Lei Seca no Carnaval teve início nas prévias carnavalescas, em 21 de fevereiro, e foi encerrada na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março. As ações ocorreram em todas as regiões do estado, com atenção especial aos locais de maior concentração de festejos carnavalescos, para garantir um trânsito mais seguro para todos.
Últimas notícias
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
