Prefeitura de Maceió promove ações sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença renal crônica
Palestras, atendimentos e exames preventivos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Sociedade Brasileira de Nefrologia
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia intensificaram os atendimentos, palestras e a realização de exames preventivos no Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (13). A campanha reforça a importância do diagnóstico e do acesso ao tratamento de doença renal crônica.
Com o intuito de intensificar os atendimentos de pessoas acometidas por doenças crônicas e mobilizar a população sobre a prevenção e tratamento renal, equipes da SMS realizaram no bloco B Pam Salgadinho, a distribuição de panfletos informativos, palestras sobre como cuidar da saúde dos rins e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.
Janecleide Cavalcante, nefrologista da SMS, que está à frente da campanha, conversou com usuários que aguardavam atendimento no Pam Salgadinho sobre fatores e grupos de riscos e tratamento para a doença.
“A doença renal crônica pode ser caracterizada por lesões nos rins. Os principais grupos de risco são pessoas com doenças crônicas, diabéticos, hipertensos, acometidos pela obesidade, doenças cardiovasculares e idosos. É necessário promover a campanha para prevenir e cuidar para proporcionar qualidade de vida. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento com êxito. Os exames solicitados para avaliar a condição de problemas nos rins são feitos pela dosagem de creatinina e exames de urina e todos devem realizar periodicamente”, informou Janicleide Cavalcante.
Equipes da Secretaria de Saúde de Maceió também estiveram no Hospital da Cidade na manhã desta quinta-feira com ações educativas, proporcionando conhecimento e conscientização referente à realização de dosagem de creatinina, os cuidados sobre vida saudável e a importância do tratamento renal.
As ações de prevenção e conscientização sobre o cuidado com os rins também ocorreram em Unidades Básicas de Saúde. No próximo domingo (16), das 8h às 13h, serão levados para a orla de Ponta Verde, serviços e informações sobre prevenção para toda a população.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
