Prefeitura de Maceió promove ações sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença renal crônica
Palestras, atendimentos e exames preventivos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Sociedade Brasileira de Nefrologia

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia intensificaram os atendimentos, palestras e a realização de exames preventivos no Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (13). A campanha reforça a importância do diagnóstico e do acesso ao tratamento de doença renal crônica.
Com o intuito de intensificar os atendimentos de pessoas acometidas por doenças crônicas e mobilizar a população sobre a prevenção e tratamento renal, equipes da SMS realizaram no bloco B Pam Salgadinho, a distribuição de panfletos informativos, palestras sobre como cuidar da saúde dos rins e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.
Janecleide Cavalcante, nefrologista da SMS, que está à frente da campanha, conversou com usuários que aguardavam atendimento no Pam Salgadinho sobre fatores e grupos de riscos e tratamento para a doença.
“A doença renal crônica pode ser caracterizada por lesões nos rins. Os principais grupos de risco são pessoas com doenças crônicas, diabéticos, hipertensos, acometidos pela obesidade, doenças cardiovasculares e idosos. É necessário promover a campanha para prevenir e cuidar para proporcionar qualidade de vida. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento com êxito. Os exames solicitados para avaliar a condição de problemas nos rins são feitos pela dosagem de creatinina e exames de urina e todos devem realizar periodicamente”, informou Janicleide Cavalcante.
Equipes da Secretaria de Saúde de Maceió também estiveram no Hospital da Cidade na manhã desta quinta-feira com ações educativas, proporcionando conhecimento e conscientização referente à realização de dosagem de creatinina, os cuidados sobre vida saudável e a importância do tratamento renal.
As ações de prevenção e conscientização sobre o cuidado com os rins também ocorreram em Unidades Básicas de Saúde. No próximo domingo (16), das 8h às 13h, serão levados para a orla de Ponta Verde, serviços e informações sobre prevenção para toda a população.
Últimas notícias
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'

Governo do Estado entrega obras do Pró-Estrada em Estrela de Alagoas com investimento de R$ 1,3 milhão
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
