Prefeitura de Maceió promove ações sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença renal crônica
Palestras, atendimentos e exames preventivos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Sociedade Brasileira de Nefrologia
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia intensificaram os atendimentos, palestras e a realização de exames preventivos no Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (13). A campanha reforça a importância do diagnóstico e do acesso ao tratamento de doença renal crônica.
Com o intuito de intensificar os atendimentos de pessoas acometidas por doenças crônicas e mobilizar a população sobre a prevenção e tratamento renal, equipes da SMS realizaram no bloco B Pam Salgadinho, a distribuição de panfletos informativos, palestras sobre como cuidar da saúde dos rins e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.
Janecleide Cavalcante, nefrologista da SMS, que está à frente da campanha, conversou com usuários que aguardavam atendimento no Pam Salgadinho sobre fatores e grupos de riscos e tratamento para a doença.
“A doença renal crônica pode ser caracterizada por lesões nos rins. Os principais grupos de risco são pessoas com doenças crônicas, diabéticos, hipertensos, acometidos pela obesidade, doenças cardiovasculares e idosos. É necessário promover a campanha para prevenir e cuidar para proporcionar qualidade de vida. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento com êxito. Os exames solicitados para avaliar a condição de problemas nos rins são feitos pela dosagem de creatinina e exames de urina e todos devem realizar periodicamente”, informou Janicleide Cavalcante.
Equipes da Secretaria de Saúde de Maceió também estiveram no Hospital da Cidade na manhã desta quinta-feira com ações educativas, proporcionando conhecimento e conscientização referente à realização de dosagem de creatinina, os cuidados sobre vida saudável e a importância do tratamento renal.
As ações de prevenção e conscientização sobre o cuidado com os rins também ocorreram em Unidades Básicas de Saúde. No próximo domingo (16), das 8h às 13h, serão levados para a orla de Ponta Verde, serviços e informações sobre prevenção para toda a população.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
