Esquecer de pagar a 'amarelinha' leva à remoção do veículo, alerta Detran
Departamento Estadual de Trânsito lança campanha educativa para proprietários de veículos ficarem atentos ao prazo de pagamento da taxa

A guia de licenciamento, conhecida como “amarelinha”, precisa ser atualizada anualmente. Muitos proprietários esquecem de pagar a taxa, o que pode gerar multa, perda de pontos na carteira, e a remoção do veículo.
Para chamar a atenção dos usuários para o pagamento da taxa, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) lançou a campanha: “Amarelinha 2025. Não dá pra esquecer”. A guia pode ser emitida neste link: https://www.detran.al.gov.br/v... campanha está sendo veiculada com vídeos na televisão, nas redes sociais do Detran Alagoas, com spots de rádio e em outdoors, orientando que os proprietários mantenham o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), um documento de porte obrigatório, atualizado e em conformidade com a legislação vigente.
Ela foi projetada estrategicamente para lembrar os proprietários de veículos de pagar a taxa e não sofrer sanções.
Caso o condutor circule com o veículo, sem ter feito o pagamento do licenciamento anual, ele estará cometendo uma infração gravíssima, como estabelece o inciso V do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa e remoção do veículo, por não estar devidamente licenciado.
Pagamento online
O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, lembrou que a guia de pagamento da “amarelinha” não é enviada para a casa do proprietário desde 2018, com a emissão do boleto sendo feita de forma online, exclusivamente pelo no site do órgão estadual.
“Como a guia de pagamento não chega mais na residência das pessoas, os proprietários acabam esquecendo de pagar o licenciamento. Por isso, estamos com essa campanha para lembrá-los e mostrar a importância de estar com o CRLV em dia, pagando a ‘amarelinha’ e o IPVA. Os proprietários e condutores, que andam com a documentação em dia, não sofrem com as penalidades que podem ser impostas, como a retenção do veículo, que muitas vezes é de onde vem o sustento da família”, destacou o diretor.
Para emitir o CRLV, documento que autoriza o veículo a circular de forma regular, é necessário que o proprietário pague a “amarelinha” e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), além de multas, caso conste algum registro de infração naquele veículo.
O calendário de pagamento do licenciamento segue o mesmo do IPVA (https://www.detran.al.gov.br/conteudo/calendario-de-licenciamento/).
Últimas notícias

Vigilância Sanitária faz alerta sobre golpe contra academias de musculação em Maceió

Idoso de 77 anos morre após passar mal em frente à casa de amigo em Taquarana

Quinto julgamento do serial killer de Maceió é adiado para dia 31 de outubro

Paulo Dantas assina termo de compromisso para construção de Policlínica em Palmeira dos Índios

Campanha de Multivacinação vai até dia 31 deste mês em Alagoas

Hospital da Criança oferta atendimento especializado para pacientes com disforia de gênero
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
