Esquecer de pagar a 'amarelinha' leva à remoção do veículo, alerta Detran
Departamento Estadual de Trânsito lança campanha educativa para proprietários de veículos ficarem atentos ao prazo de pagamento da taxa
A guia de licenciamento, conhecida como “amarelinha”, precisa ser atualizada anualmente. Muitos proprietários esquecem de pagar a taxa, o que pode gerar multa, perda de pontos na carteira, e a remoção do veículo.
Para chamar a atenção dos usuários para o pagamento da taxa, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) lançou a campanha: “Amarelinha 2025. Não dá pra esquecer”. A guia pode ser emitida neste link: https://www.detran.al.gov.br/v... campanha está sendo veiculada com vídeos na televisão, nas redes sociais do Detran Alagoas, com spots de rádio e em outdoors, orientando que os proprietários mantenham o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), um documento de porte obrigatório, atualizado e em conformidade com a legislação vigente.
Ela foi projetada estrategicamente para lembrar os proprietários de veículos de pagar a taxa e não sofrer sanções.
Caso o condutor circule com o veículo, sem ter feito o pagamento do licenciamento anual, ele estará cometendo uma infração gravíssima, como estabelece o inciso V do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa e remoção do veículo, por não estar devidamente licenciado.
Pagamento online
O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, lembrou que a guia de pagamento da “amarelinha” não é enviada para a casa do proprietário desde 2018, com a emissão do boleto sendo feita de forma online, exclusivamente pelo no site do órgão estadual.
“Como a guia de pagamento não chega mais na residência das pessoas, os proprietários acabam esquecendo de pagar o licenciamento. Por isso, estamos com essa campanha para lembrá-los e mostrar a importância de estar com o CRLV em dia, pagando a ‘amarelinha’ e o IPVA. Os proprietários e condutores, que andam com a documentação em dia, não sofrem com as penalidades que podem ser impostas, como a retenção do veículo, que muitas vezes é de onde vem o sustento da família”, destacou o diretor.
Para emitir o CRLV, documento que autoriza o veículo a circular de forma regular, é necessário que o proprietário pague a “amarelinha” e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), além de multas, caso conste algum registro de infração naquele veículo.
O calendário de pagamento do licenciamento segue o mesmo do IPVA (https://www.detran.al.gov.br/conteudo/calendario-de-licenciamento/).
Últimas notícias
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
