Servidor da Educação Municipal faz curso de Astronomia para escrever livro infantil
Obra literária busca aproximar crianças do universo e da natureza através de narrativa encantadora

Na Literatura, cada história carrega um pouco da essência de seu criador, e com esta não seria diferente. Inspirado por uma memória tocante, o professor João de Oliveira Filho, servidor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), apresenta sua mais nova obra: o livro infantil Minha Amiga Estrelinha.
Para dar vida à história, ele decidiu aprofundar seus conhecimentos em Astronomia, realizando um curso na área.
Natural de Chã Preta, professor da rede estadual e municipal, João ainda tem tempo para se dedicar à escrita. Formado em Comunicação Social – Relações Públicas e Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ele também possui pós-graduação em Administração Escolar, Assessoria de Comunicação e Marketing pelo Centro Universitário Cesmac. Sua experiência na área de comunicação lhe rendeu anos de contribuição na Secretaria Municipal de Educação (Semed).
História e motivação
Desde cedo envolvido pela admiração e observação dos corpos celestes no céu noturno, João encontrou na Astronomia a motivação ideal para dar vida ao seu novo projeto. Foi essa paixão que o levou a cursar Iniciação à Astronomia no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), com o objetivo de resgatar memórias de sua infância e transformá-las em um livro infantil.
A obra mostra a trajetória de uma estrelinha, do seu nascimento até suas andanças pela galáxia, em um misto de aventuras e aprendizados, mas, sobretudo, salientando o propósito dessa estrelinha que é ser luz desde sua origem. Com uma narrativa leve e poética, o texto traz uma temática que aproxima a relação criança e natureza, contribuindo para o entretenimento e aprendizado do leitor.
“Quando criança, na minha cidadezinha do interior, durante a noite, eu me deitava no quintal de casa e passava horas admirando e contando as estrelas. O céu parecia uma redoma com tantas luzes cintilantes formando um grande cobertor”, conta João.
Ele complementa dizendo que, naquela época, disse para si mesmo: “Eu ainda vou escrever um livro infantil falando das estrelas”.
O tempo passou e o tão sonhado dia finalmente chegou. Misturando conhecimento e uma memória especial, João de Oliveira Filho conta a história de uma criança que sonha morar com as estrelas. E, por meio de uma viagem pelo imaginário desta criança, cada leitor será transportado para um mundo encantado, onde a história do nascimento de uma estrela e a linda amizade entre ela e a criança se desenrolam com delicadeza, tocando o coração de todos que se entregam à narrativa.
Últimas notícias

Mandato com diálogo: vereadora destaca projetos construídos com participação popular em Maceió

Em tempo recorde, Prefeitura de Girau revitaliza estradas da Zona Rural durante período chuvoso

Arapiraca sedia Final do Concurso de Quadrilhas do estado neste final de semana

Com sete casos de meningite em Alagoas, Sesau reforça medidas de prevenção

Sistema da Casal em Rio Largo vai passar por manutenção preventiva nos dias 10 e 24 de julho

Foragido da Justiça de São Paulo é preso pela Polícia Civil em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
