Servidor da Educação Municipal faz curso de Astronomia para escrever livro infantil
Obra literária busca aproximar crianças do universo e da natureza através de narrativa encantadora

Na Literatura, cada história carrega um pouco da essência de seu criador, e com esta não seria diferente. Inspirado por uma memória tocante, o professor João de Oliveira Filho, servidor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), apresenta sua mais nova obra: o livro infantil Minha Amiga Estrelinha.
Para dar vida à história, ele decidiu aprofundar seus conhecimentos em Astronomia, realizando um curso na área.
Natural de Chã Preta, professor da rede estadual e municipal, João ainda tem tempo para se dedicar à escrita. Formado em Comunicação Social – Relações Públicas e Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ele também possui pós-graduação em Administração Escolar, Assessoria de Comunicação e Marketing pelo Centro Universitário Cesmac. Sua experiência na área de comunicação lhe rendeu anos de contribuição na Secretaria Municipal de Educação (Semed).
História e motivação
Desde cedo envolvido pela admiração e observação dos corpos celestes no céu noturno, João encontrou na Astronomia a motivação ideal para dar vida ao seu novo projeto. Foi essa paixão que o levou a cursar Iniciação à Astronomia no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), com o objetivo de resgatar memórias de sua infância e transformá-las em um livro infantil.
A obra mostra a trajetória de uma estrelinha, do seu nascimento até suas andanças pela galáxia, em um misto de aventuras e aprendizados, mas, sobretudo, salientando o propósito dessa estrelinha que é ser luz desde sua origem. Com uma narrativa leve e poética, o texto traz uma temática que aproxima a relação criança e natureza, contribuindo para o entretenimento e aprendizado do leitor.
“Quando criança, na minha cidadezinha do interior, durante a noite, eu me deitava no quintal de casa e passava horas admirando e contando as estrelas. O céu parecia uma redoma com tantas luzes cintilantes formando um grande cobertor”, conta João.
Ele complementa dizendo que, naquela época, disse para si mesmo: “Eu ainda vou escrever um livro infantil falando das estrelas”.
O tempo passou e o tão sonhado dia finalmente chegou. Misturando conhecimento e uma memória especial, João de Oliveira Filho conta a história de uma criança que sonha morar com as estrelas. E, por meio de uma viagem pelo imaginário desta criança, cada leitor será transportado para um mundo encantado, onde a história do nascimento de uma estrela e a linda amizade entre ela e a criança se desenrolam com delicadeza, tocando o coração de todos que se entregam à narrativa.
Últimas notícias

Polícia Civil prende proprietária de bar por associação ao tráfico de drogas

Sistema Ibateguara Severo terá manutenção programada na terça-feira (7)
![[Vídeo] Colisão entre veículos deixa motoqueiro ferido em Maragogi](https://img.7segundos.com.br/sVATntJUZ4fNkdwcWbX5mGuL8oE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-07-at-144241.jpeg)
[Vídeo] Colisão entre veículos deixa motoqueiro ferido em Maragogi

Vigilância Sanitária interdita farmácia por falsificação de receitas e outras fraudes

Filho de idoso agredido em assalto em São Miguel dos Campos pede justiça e cobra mais segurança na cidade

Prefeito convoca Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
