Peritos criminais recebem curso de capacitação sobre análise de impressões digitais em Alagoas
Profissionais aprenderão técnicas de coleta de materiais papiloscópicos e como utilizá-los na identificação de autores de crimes
Os peritos criminais do Instituto de Criminalística de Maceió participam, a partir desta segunda-feira (17), do curso de capacitação de Papiloscopia Forense. A ação tem o objetivo de aprimorar as habilidades dos profissionais na revelação de autoria através da análise de impressões digitais em locais de crime.
O curso acontece nos dias 17, 19 e 21 de março e contará com a participação de dez peritos criminais por data, vindos de diferentes equipes de perícia externa.
Durante o treinamento, os profissionais aprenderão técnicas de coleta de materiais papiloscópicos e como utilizá-los na identificação de autores de crimes. As aulas, que ocorrerão durante todo o dia, englobarão tanto teoria quanto prática, com foco na análise de objetos específicos e veículos automotivos, que frequentemente apresentam fragmentos de impressões digitais.
Ivan Excalibur, perito criminal e chefe da perícia interna, ressaltou que esse curso faz parte de um plano de capacitação mais amplo, idealizado pela Chefia Especial do Instituto de Criminalística de Maceió, que se estenderá ao longo de 2025.
O planejamento teve início em fevereiro, com um curso de tiro, e segue com a formação em papiloscopia neste mês de março.
“Durante o ano nós teremos outros cursos, como de fotografia forense e coleta de materiais biológicos, entre outros. Todos esses cursos serão ofertados visando o nivelamento dos peritos criminais e o combate à violência no estado de Alagoas pela polícia científica”, afirmou Excalibur.
Em uma segunda fase, o curso será estendido aos peritos do Instituto de Criminalística do Agreste, com sede em Arapiraca.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
