DMTT anuncia faixa verde e novos itinerários de ônibus no Centro de Maceió
Mudanças fazem parte de um planejamento para a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na capital

Uma série de mudanças no trânsito do Centro de Maceió foi anunciada pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) após reunião realizada, na manhã desta terça-feira (18), com representantes da Aliança Comercial e lojistas. As alterações, que entrarão em vigor ainda em março, incluem novos itinerários para ônibus e a implantação de faixas verdes para pedestres.
Adequação para o futuro BRT
Segundo o diretor-presidente do DMTT, André Costa, as mudanças fazem parte de um planejamento para a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na capital, um modelo de transporte público que prioriza a agilidade e a eficiência dos ônibus.
A principal alteração será a redistribuição dos pontos de ônibus que atualmente passam pela Rua do Comércio. Com as novas medidas, os coletivos que vêm da parte alta da cidade pelo corredor das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro serão direcionados para as ruas Cincinato Pinto e Rua do Sol.
“A travessia pelo Centro tem sido um grande desafio, impactando no tempo total das viagens. Com a criação de um mini anel viário e a implantação de faixas preferenciais para ônibus, a circulação será mais rápida e eficiente”, explicou Costa.
Faixa verde para pedestres
Outro destaque das mudanças é a criação de faixas verdes para pedestres, buscando melhorar a mobilidade no Centro. A proposta inclui a ampliação dos espaços destinados à circulação de pedestres, bem como a organização das áreas para carga e descarga, embarque e desembarque de transporte por aplicativo e ônibus de turismo.
“Nosso objetivo é melhorar a experiência do pedestre, tornando o Centro mais acessível e integrado ao restante da cidade. Além disso, prevemos a retomada de um roteiro turístico na região”, destacou o diretor-presidente do DMTT.
Planejamento e cronograma
As mudanças serão implementadas gradualmente a partir de março, com a instalação das primeiras sinalizações. Em abril, serão intensificadas as pinturas e a renovação das faixas viárias. Durante datas de grande movimentação no comércio, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, as intervenções serão suspensas temporariamente para evitar impactos negativos ao trânsito e às atividades comerciais.
A Aliança Comercial também participou das discussões, sugerindo ajustes para minimizar impactos aos lojistas e à população. O presidente da entidade, Guido Júnior, ressaltou a importância das modificações.
“Essas mudanças são necessárias para modernizar o Centro e evitar sua degradação. Além disso, a Prefeitura já anunciou planos de revitalização do calçadão e a construção do Centro Administrativo”, afirmou.
As transformações são parte de um projeto mais amplo de planejamento urbano, que visa melhorar a mobilidade e garantir um crescimento estruturado para a capital alagoana.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias

Alagoas e estados vizinhos se reúnem em Penedo para discutir políticas públicas para as mulheres

UBS Vila Maria passa a funcionar em novo endereço em Palmeira dos Índios

Prefeita Luísa Júlia acompanha andamento de obras da extensão da Uneal e da primeira Creche Cria de Palmeira dos Índios

Prefeitura de Penedo realiza nova vistoria técnica para investigar solo de residência que está aquecendo

Famílias dos bairros Xucurus e José Maia Costa recebem acolhimento com “Sopão Comunitário”

Grupo Fulô.A representa Penedo na maior feira de artesanato da América Latina
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
