DMTT anuncia faixa verde e novos itinerários de ônibus no Centro de Maceió
Mudanças fazem parte de um planejamento para a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na capital
Uma série de mudanças no trânsito do Centro de Maceió foi anunciada pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) após reunião realizada, na manhã desta terça-feira (18), com representantes da Aliança Comercial e lojistas. As alterações, que entrarão em vigor ainda em março, incluem novos itinerários para ônibus e a implantação de faixas verdes para pedestres.
Adequação para o futuro BRT
Segundo o diretor-presidente do DMTT, André Costa, as mudanças fazem parte de um planejamento para a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na capital, um modelo de transporte público que prioriza a agilidade e a eficiência dos ônibus.
A principal alteração será a redistribuição dos pontos de ônibus que atualmente passam pela Rua do Comércio. Com as novas medidas, os coletivos que vêm da parte alta da cidade pelo corredor das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro serão direcionados para as ruas Cincinato Pinto e Rua do Sol.
“A travessia pelo Centro tem sido um grande desafio, impactando no tempo total das viagens. Com a criação de um mini anel viário e a implantação de faixas preferenciais para ônibus, a circulação será mais rápida e eficiente”, explicou Costa.
Faixa verde para pedestres
Outro destaque das mudanças é a criação de faixas verdes para pedestres, buscando melhorar a mobilidade no Centro. A proposta inclui a ampliação dos espaços destinados à circulação de pedestres, bem como a organização das áreas para carga e descarga, embarque e desembarque de transporte por aplicativo e ônibus de turismo.
“Nosso objetivo é melhorar a experiência do pedestre, tornando o Centro mais acessível e integrado ao restante da cidade. Além disso, prevemos a retomada de um roteiro turístico na região”, destacou o diretor-presidente do DMTT.
Planejamento e cronograma
As mudanças serão implementadas gradualmente a partir de março, com a instalação das primeiras sinalizações. Em abril, serão intensificadas as pinturas e a renovação das faixas viárias. Durante datas de grande movimentação no comércio, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, as intervenções serão suspensas temporariamente para evitar impactos negativos ao trânsito e às atividades comerciais.
A Aliança Comercial também participou das discussões, sugerindo ajustes para minimizar impactos aos lojistas e à população. O presidente da entidade, Guido Júnior, ressaltou a importância das modificações.
“Essas mudanças são necessárias para modernizar o Centro e evitar sua degradação. Além disso, a Prefeitura já anunciou planos de revitalização do calçadão e a construção do Centro Administrativo”, afirmou.
As transformações são parte de um projeto mais amplo de planejamento urbano, que visa melhorar a mobilidade e garantir um crescimento estruturado para a capital alagoana.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
