Educação

Rede Estadual tem 68 projetos aprovados no Pibic Jr

Estudantes e professores receberão bolsas para a execução dos projetos durante 12 meses

Por 7Segundos, com Assessoria 23/03/2025 13h01
Rede Estadual tem 68 projetos aprovados no Pibic Jr
Pesquisas e projetos de escolas estaduais têm sido reconhecidos por instituições da área tecnológica - Foto: Alexandre Teixeira e Ana Paula Lins

A rede Estadual de Ensino teve 68 projetos classificados para receberem bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior de Alagoas (Pibic Jr). O programa, por meio de uma ação conjunta entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), vai fomentar projetos de iniciação científica, tecnológica, de inovação, empreendedorismo e economia criativa nas escolas públicas de Alagoas, concedendo bolsas para estudantes do ensino médio.

São 15 projetos a mais do que a edição 2024 do programa, quando 53 trabalhos foram classificados, o que representa um crescimento de mais de 28% de um ano para o outro.

Ao todo, serão pagas 1000 Bolsas de Iniciação Científica Jr para estudantes de escolas públicas e 100 bolsas para os professores orientadores, um aporte de R$ 6 milhões em recursos oriundos do Tesouro Estadual. As Bolsas de Iniciação Científica Jr terão valor de R$300 mensais para os estudantes e de R$ 1.500 para os professores orientadores. Em ambos os casos, as bolsas serão pagas por 12 meses.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, comemora o resultado. “Na Rede estadual de Ensino, temos muitos projetos e ações de incentivo à pesquisa e iniciação científica, a exemplo do Programa Professor Mentor, que também concede bolsas a professores e alunos, bem como o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino, onde as escolas expõem projetos nas mais diversas áreas e que são fruto do protagonismo e criatividade dos estudantes. Ficamos muito felizes pelo novo ciclo do Pibic, uma iniciativa que oportuniza mostrarmos a qualidade dos projetos em andamento nas nossas escolas”, destacou a secretária.

Reconhecimento

Alguns projetos selecionados para o novo ciclo do Pibic Jr já haviam se destacado em alguns dos principais eventos de divulgação científica do estado, a exemplo do Trakto Show, da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas e o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino.

É o caso do projeto “Desvendando o céu de Alagoas”, da Escola Estadual Dr. Rodriguez de Melo, de Maceió. O projeto de difusão da astronomia e da ciência coordenado pelo professor Emanuel Cunha foi premiado na Sinpete 2024.

“Recebemos com gratidão a notícia da seleção do nosso projeto, que nasceu em 2023 a partir da eletiva de Astronomia, pois somos uma escola de ensino integral. Apresentamos nosso trabalho em escolas do entorno da Lagoa Mundaú, assim como em eventos como a Sinpete, Expofísica da Ufal, Bienal do Livro e o Encontro Estudantil. Agora, queremos expandir nossas ações para outras unidades além da Região Lagunar e participar do Encontro de Astronomia do Norte Nordeste”, adianta Emanuel Cunha.

Outro projeto premiado na Sinpete/Ufal e selecionado para o Pibic é o projeto Mudança Estudantil Tavares Acessível (M.E.TA). Sob a orientação da professora de filosofia Carolina Rangel, ação de empreendedorismo social consistiu em uma iniciativa para tornar o ambiente escolar mais acessível para pessoas com deficiência visual. Sara Mical, estudante cuja experiência inspirou o projeto, diz que a maior lição do M.E.T.A foi mostrar que a inclusão não precisa ser algo distante ou inacessível.

“A gente necessita conscientizar as pessoas sobre a nossa existência, porque muitas vezes somos invisibilizados. Por isso, perceber o comprometimento da minha turma em aprender o Braille e colocar plaquinhas de sinalização tátil foi uma experiência incrível”, revela Sara.

Também premiado, só que no Trakto Show 2024, o projeto “Rios Invisíveis”, da Escola Estadual Edmilson Pontes, está em sua segunda edição. A pesquisa acontece por meio de parceria entre a escola e o Instituto de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na pessoa do Professor Kinsey Pinto.

“Na edição anterior do programa, nosso foco foi a Bacia Hidrográfica do Riacho do Silva, em Bebedouro. Este ano, nós direcionamos nosso olhar para o Riacho Salgadinho, por sua relevância para a cidade de Maceió. As expectativas para essa nova empreitada são as melhores: vamos fazer trabalhos de campo e análises de sensoriamento remoto. Nosso maior objetivo é pedagógico. Queremos por esses jovens em contato com um futuro possível com carreiras nos campos das humanidades, ciências e engenharias”, conta o professor Genisson Panta, que coordena o projeto na escola.

Camilla Oliveira integrou o projeto no ano passado e revela como o Pibic Jr contribuiu para o crescimento acadêmico e pessoal. “Ele me proporcionou diversos aprendizados e oportunidades que me incentivaram a procurar sempre obter mais conhecimento e evolução. Foi interessante demais participar desse projeto, principalmente por ter tido esse incentivo durante o meu ensino médio”, comenta.

Protagonismo juvenil

Com cinco projetos classificados, a Escola Estadual Theonilo Gama, no Jacintinho, está empolgada com o resultado alcançado. “Somos uma escola de ensino integral com 9h de jornada diária e projetos como estes fomentam o protagonismo juvenil, possibilitando aos jovens serem criativos e terem uma formação integral enquanto estudante e ser humano”, avalia a gestora Márcia Malafaia.

Os professores coordenadores de projeto também estão animados. Charlene Pereira, professora de Artes da instituição, coordena o projeto de rádio escolar. “A ideia é, por meio da rádio escolar, promovermos a democratização da comunicação e ampliação de repertório cultural do estudante a partir da Música Popular Brasileira”, adianta.

Seu colega Jailton Ferreira, também de Artes, vai montar um laboratório de teatro com os estudantes. “A partir deste projeto, queremos encenar histórias que refletem a vida de nossos alunos e de sua comunidade, despertando o autoconhecimento e autobusca”, revela.

Já Rodrigo Nogueira, de Matemática, vai coordenar projeto sobre a web e o currículo 2.0, onde serão trabalhados o letramento digital, ensino de programação, cultura maker e robótica sustentável. “Ano passado já trabalhávamos o projeto e, vê-lo classificado para o Pibic Jr, é uma alegria imensa. Pretendemos fazer intercâmbio com outras escolas e fazer com que os estudantes aproveitem ao máximo a iniciativa”, conta Rodrigo, que ano passado, apresentou o projeto em evento no Rio Grande do Sul.

Projetos selecionados

Confira abaixo os projetos da Rede Estadual de Ensino selecionados para a Pibic Jr:

Escola Estadual Theonilo Gama – Maceió

“Crescer e Aprender com a Web: Estratégias de Enriquecimento Currículo 2.0”;
“Produção de Cosméticos Verdes: uma Abordagem para a Contribuição da Alfabetização Científica no Ensino Médio”;
“Ecos de Mercúrio – Uma Jornada na Comunicação Radiofônica e na Música Brasileira”;
“Laboratório de Criação Cênica: o Biodrama como Catalisador das Potencialidades Juvenis no Espaço Escolar”;
“Despertando Potenciais: Olimpíadas Científicas como Ferramenta de Inclusão e Protagonismo Estudantil em Alagoas”.

Escola Estadual Humberto Mendes – Palmeira dos Índios

“Sandra Sports: Uma Proposta de Empreendedorismo Através da Educomunicação”;
“Semear as Sementes: Aprendendo com a Capoeira Angola na Escola”;
“Minha Palmeira tem mais cor: Catalogando as Cores do Agreste Alagoano a Partir dos Pigmentos Naturais”;
“Conhecimento do Amanhã”.

Escola Estadual Almeida Cavalcanti – Palmeira dos Índios

“Clube do Crochê: Espaço de Valorização da Cultura Local, Desenvolvimento Cognitivo e Emocional dos Estudantes da Escola Estadual Almeida Cavalcanti”;
“Arquivo de História Oral Indígena: Registro de Narrativas e Análise da História Indígena em Palmeira dos Índios”;
“Clube de Ciências: Sintonizando Saberes”.

Escola Estadual Onélia Campelo – Maceió

“A Maceió não Instagramável: Reconhecimento dos Espaços de Abandono e Fomentação de Políticas Públicas”;
“Empreendedorismo Social na Escola: Transformando Espaços de Recreação Através da Participação Estudantil”;
“Transformando Espaços: Soluções Empreendedoras para o Desenvolvimento Comunitário”.

Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça – Maceió

“Gamificação no Ensino de Descritores de Língua Portuguesa no 9º ano”;
“Projeto Sonoras - Incubadora de Mulheres Musicistas”;
“Neurobiologia, Ritmos Biológicos, Sono e Aprendizagem: Impactos no Rendimento Escolar”.

Escola Estadual Francisco Leão – Rio Largo

“Cadê as casas que estavam aqui? O Rio Levou! Análise Historiográfica de Eventos Extremos de Cheias e suas Implicações na Configuração Urbana de Rio Largo”;
“Jornal Escolar Francisco Leão (Jefral): Empreendedorismo e Comunicação como Ferramentas de Transformação Escolar”;
“Reciclar, Criar e Lucrar: Educação Empreendedora e Sustentabilidade na Produção de Bassouras Ecológicas”.

Escola Estadual Belarmino Vieira Barros - Minador do Negrão

“Sustentabilidade e Inovação na Logística do Leite: Estratégias para Reduzir Custos e Preservar a Qualidade no Município de Minador do Negrão”;
“Entre Prosas e Versos: Um Encontro com Clássicos da Literatura Brasileira”;
“Meu Território: Conhecer para Pertencer”.

Escola Estadual Senador Rui Palmeira - Arapiraca

“Cultura Maker e Robótica Sustentável: Reutilização de Embalagens de Plástico e de Metal na Construção de Robôs de Sumô Controlados por Arduino”;
“Física em Jogo: Desenvolvimento de um RPG de Mesa para Gamificação de Aulas de Física”;
“Clube de Ciências Margaret Burbidge: Aprendendo, Construindo e Competindo”.

Escola Estadual Padre Jefferson de Carvalho – Arapiraca

“Elaboração de Biopolímeros à Base de Resíduos Agroindustriais com Adição de Própolis Vermelha Alagoana”;
“Mãos que Criam: Oficinas Artesanais para o Futuro”.

Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira – São Miguel dos Campos

“Histórias e Saberes do Tabuleiro do Sul: um Inventário Coletivo”;
“Palavras que Conectam: Conectando Arte e Cultura por meio da Música e Literatura”

Escola Estadual Ernani Méro - Penedo

“Hidrogel Biodegradável no Cultivo de Alface para Liberação de Água e Nutrientes”;
“Contos do Opará: Resgatando Narrativas Femininas nas Margens do Rio São Francisco”.

Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição – Lagoa da Canoa

“Aplicativo de Organização da Rotina Escolar e Desenvolvimento Pessoal Voltado para a Genz para ser Utilizado como Ferramenta Pedagógica nas Aulas de Projeto de Vida”;
“Olimpianos: Preparo e Desenvolvimento de Estudantes para Olimpíadas em Filosofia e História”.

Escola Estadual Rosa de Castro Fonseca – Tanque D’Arca

“Geomarketing Serra D’Arca: Agência de Produção Visual e Promoção do Ecoturismo em Tanque D’Arca”;
“Caminhos da Química: Formação de Equipes e Aprendizado para as Olimpíadas de Conhecimento”.

Escola Estadual Anália Tenório – Olho d’Água Grande

“Nomeio, Logo Habito: Identidade e Memória Histórico- Cultural por trás da Origem dos Nomes da Cidade e Povoados de Olho d’Água Grande”;
“Rumo à OBA”

Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes – Maceió

“Rios Invisíveis: Análise Ambiental da Bacia Hidrográfica do Riacho Salgadinho”.

Escola Estadual Dr. Rodriguez de Melo - Maceió

“Desvendando o Céu de Alagoas”.

Escola Estadual Moreira e Silva – Maceió

“Prototipagem de Espectômetro de Baixo Custo para Aplicação em Pontos Quânticos de Carbono”.

Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos - Maceió

“Laboratório de Inteligência Móvel: Integrando Teoria e Prática no Ensino de Química”.

Escola Estadual Tavares Bastos - Maceió

“M.E.TA Avança”

Escola Estadual Dr. Edson Bernardes – Maceió

“Reações que Transformam: Conectando Química Orgânica ao Mundo Empreendedor”.

Escola Estadual Deputado Nenoí Pinto – Maceió

“Biologia em Foco: Aulas Práticas, Fotografia Científica e Recursos Educacionais Abertos”.

Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima - Maceió

“Cancreto: Concreto Leve com Cinzas de Bagaço de Cana de Açúcar”.

Escola Estadual Dr. Miguel Guedes Nogueira - Maceió

“Educação que Transforma: Um Jogo Educativo para Ensinar Conceitos de Empreendedorismo e Finanças Pessoais”.

Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva - Maceió

“Se organizar para vencer: estratégias para potencializar o desempenho de jovens alagoanos em olimpíadas de conhecimento”.

Escola Estadual Romeu de Avelar – Maceió

“Clube Olímpico: O Conhecimento Além dos Muros da Escola”.

Escola Estadual Professora Margarez Maria Santos Lacet - Maceió

“Rumo ao Topo: Preparação Estratégica para as Olimpíadas do Conhecimento”.

Escola Estadual Gabino Besouro – Penedo

“Contando Causos – Narrativas da Geografia Histórica de Penedo”.

Escola Estadual Professor Lima Castro - Coruripe

“Potencializando Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio por meio da Abordagem Steam”.

Escola Estadual Djalma Barros Siqueira – Coruripe

“Aprender Mais e Melhor: Rumo à Qualidade Educacional”.

Escola Estadual Professora Joanita de Melo – Ouro Branco

“Mapeamento Integrado da Desertificação na Caatinga de Ouro Branco: Impactos Ambientais Socioeconômicos e Soluções Sustentáveis Baseadas em Tecnologias Inovadoras”

Escola Estadual Constança de Góes Monteiro – Major Izidoro

“Do Vaqueiro ao Queijeiro; o Pulsar da Cultura Popular em Major Izidoro”.

Escola Estadual Deraldo Campos – Major Izidoro

“Desenvolvimento de Competências em Língua Inglesa para Inclusão Educacional Profissional: Um Estudo na Escola Estadual Deraldo Campos”.

Escola Estadual Álvaro Paes – Coité do Noia

“Clube de Ciências Álvaro Paes”. Escola Estadual Francisco Domingues – Limoeiro de Anadia
“Historicizando Conhecimentos e Produzindo Saberes: Preparação para a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) e Olimpíada de História de Alagoas(OLHAL).

Escola Estadual Rocha Cavalcanti – União dos Palmares

“Retalhos da Vida: Um Estudo do Patrimônio Cultural de União dos Palmares”.

Escola Estadual Manoel Passos – Palmeira dos Índios

“Projeto ao Som do Berimbau”.

Escola Estadual Misael Gonçalves – Barra de São Miguel

“Massunin: Ressignificando Sentidos”.

Escola Estadual José Correia da Silva Titara – Marechal Deodoro

“Territórios e Pertencimento: Memória e Cultura como Práticas Pedagógicas em Marechal Deodoro”

Escola Estadual Monsenhor Machado – Viçosa

“Passos do Guerreiro: Saberes e Tradições em Movimento”.

Escola Estadual José Enoque de Barros – Girau do Ponciano

“Jovens em Busca do Êxito: Preparação para Olimpíadas de Conhecimento”.

Escola Estadual Carlos Lyra – São José da Laje

“Preparatório para as Olimpíadas do Conhecimento: Formação de Estudantes em Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas na Escola Estadual Carlos Lyra”.

Escola Estadual Deputado José Medeiros – Paulo Jacinto

“Projetando o Futuro: Preparação para a OBR”.

Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite) - Maceió

“Engajando com Propósito: Construção de Audiência para o Empreendedorismo nas Redes Sociais”.