Câmara de Maceió entrega comendas a 21 mulheres em homenagem à luta pelo protagonismo feminino
Evento reconheceu a história de mulheres que dedicaram suas histórias em defesa de um mundo mais justo e igualitário
Em homenagem ao Mês das Mulheres, a Câmara Municipal de Maceió entregou, nesta segunda-feira (24), na Associação Comercial, cinco comendas de grande relevância a 21 mulheres com histórias de vida dedicadas ao protagonismo feminino, de resistência e luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
A sessão - com mais de 200 pessoas presentes - foi comandada pelo presidente Chico Filho, com a mesa composta pelas vereadoras Silvania Barbosa, Jeannyne Beltrão, Olívia Tenório, Teca Nelma, Fátima Santiago, e pela secretária Municipal da Mulher, Sarah Nunes, e pela deputada estadual Flávia Cavalcante.
Foram homenageadas com a Comenda Maria do Carmo Santos de Araújo, a “Carminha”: Margarida Maria Vasconcelos de Holanda, com indicação da vereadora Fátima Santiago; Elisete Martins Oliveira, por indicação do vereador Siderlane Mendonça; a professora Maria Helena de Melo Santos, pelo vereador Eduardo Canuto; Maria Neide Martins, a Mãe Neide, apresentada pela vereadora Olívia Tenório; a líder Maria Aparecida Martins, a Cidinha da Transformação, indicação do vereador Samyr Malta.
Também com a Comenda Carminha, o vereador Luciano Marinho indicou a líder comunitária Maria Pau Ferro; a professora Natallya de Almeida Levino foi apresentada pelo vereador David Empregos; a líder comunitária Simone Santos Duarte Oliveira, de indicação da vereadora Jeannyne Beltrão; a presidente da Pestalozzi,Tereza Amaral, por indicação da vereadora Teca Nelma; e Waldarcir Maria Cavalcanti Rocha, indicada do vereador Silvio Camelo Filho.
A Comenda Maria do Carmo Santos de Araújo foi outorgada a ex-deputada estadual Thaise Guedes, por indicação do vereador Jônatas Omena; A policial civil Vanessa de Araújo Queiroz foi condecorada com a Comenda Policial Civil Anderson de Lima Silva, concedida pelo vereador Thiago Prado.
A vereadora Silvania Barbosa homenageou a ex-vereadora Tereza Nelma com a Comenda Deputada Selma Bandeira. A irmã Sueli Porto e a vereadora Teca Nelma representaram Tereza na solenidade. A pastora Ester dos Santos de Oliveira também recebeu a comenda por indicação do vereador Allan Pierre.
Foram agraciadas com a Comenda Terezinha Ramires, a professora Maria Aparecida Batista de Oliveira, indicada pela vereadora Silvania Barbosa; e a médica Maria Madalena Pugliese de Morais, por concessão do vereador Leonardo Dias;
Receberam a Comenda Nise da Silveira a senadora Eudócia Caldas, por indicação do presidente Chico Filho. A secretária municipal da Mulher, Sarah Nunes, representou a homenageada; a deputada Flávia Cavalcante, indicada pelo vereador Kelmann Vieira; a médica Joyce Lisboa Maia, por indicação do vereador Zé Márcio Filho; a psicóloga Fabiana Lisboa, indicada pelo vereador Aldo Loureiro; e a atleta Sibele de Lima Souza, pelo parlamentar Brivaldo Marques.
Honra e gratidão
A vereadora Silvania Barbosa fez questão de ressaltar que a sessão contempla todas as mulheres por sua luta histórica. “Estamos contando histórias de mulheres, que muitas vezes estão no anonimato, que precisam ser conhecidas por suas capacidades. A Câmara de Vereadores tem dado o espaço para que nós, mulheres, tenhamos a liberdade de trabalhar e lutar diariamente por este reconhecimento. Temos mulheres em Maceió que moram na periferia e lutam todos os dias para mudar seus bairros, buscar novas oportunidades para mudar a história, e todas vocês se sintam homenageadas com este ato”, disse a vice-presidente da Câmara.
Para o presidente Chico Filho, o Legislativo tem se posicionado com firmeza em defesa das mulheres. “A sessão solene que homenageia as estas mulheres é mais uma demonstração de que estamos no caminho certo ao reconhecer a força feminina na política. É uma honra o Poder Legislativo reconhecer o trabalho destas mulheres com histórias de vida de trabalho, dedicação, que impactam no dia a dia de suas comunidades, e contribuem para uma cidade mais justa e forte. Ser mulher em nossa sociedade é viver em resistência e esperança. Tenham a certeza de que estamos orgulhosos da história de cada uma de vocês”, discursou Chico Filho.
Últimas notícias
Como jovem que diz ser Madeleine McCann usou ChatGPT para “provar” DNA
Maceió registra 2.636 casos de sífilis em 2025; SMS reforça alerta sobre prevenção
Bebê é vista 'dando soco' na mãe durante exame de ultrassom: 'Personalidade forte'
Prefeitura de Maceió orienta sobre o descarte correto de resíduos da construção civil
Vítima de atentado na Feira da Troca, em Arapiraca, morre no Hospital de Emergência
Polícia Militar apreende três armas e 6,5kg de maconha em Olho D’Água Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
