Saúde

Samu atende criança desorientada que vagava pelas ruas do Benedito Bentes

Profissionais do Samu encontraram a criança suja, andando pela via e batendo na porta das residências

Por 7Segundos com assessoria 26/03/2025 16h04 - Atualizado em 26/03/2025 16h04
Samu atende criança desorientada que vagava pelas ruas do Benedito Bentes
Equipe do Samu acolheu o menino e o conduziu ao Hospital Geral do Estado - Foto: Ascom Samu

Uma criança, de aproximadamente 10 anos, do sexo masculino, foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na madrugada desta terça-feira (26), no Conjunto Residencial Luiz Pedro 3, no Benedito Bentes, em Maceió. O menino estava desorientado e vagava pelas ruas.

Ao chegarem ao local, os profissionais do Samu encontraram a criança suja, andando pela via e batendo nas portas das residências, indicando busca de ajuda.

Demonstrando profissionalismo e técnicas adequadas para o atendimento psicológico/psiquiátrico, a equipe conseguiu se aproximar e acalmar o menino, que aceitou ser auxiliada. Já dentro da ambulância, o garoto não falava e não soube informar seu endereço.

Identificando a necessidade de avaliação especializada, o Samu conduziu o menino ao Hospital Geral do Estado (HGE), com apoio da Polícia Militar, para garantir a segurança e a das pessoas ao redor dele.

A coordenadora-geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou o preparo da equipe neste atendimento. "O profissionalismo dos servidores foi fundamental para garantir o acolhimento seguro dessa criança. Nossos profissionais são capacitados para o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e, dentro dessa formação, existe um módulo específico para atendimentos psiquiátricos e psicológicos, o que nos permite lidar, de maneira humanizada e eficaz, com situações sensíveis como essa", explicou.

O Samu reforça a importância do atendimento rápido em casos de emergências psiquiátricas e orienta a população a acionar o serviço pelo telefone 192, sempre que necessário.