Política

Ações de prevenção à violência contra a mulher são discutidas em sessão da Câmara Municipal

Vereadoras citaram medidas necessárias para garantir a autonomia feminina e cobraram mais segurança para mulheres

Por Assessoria 27/03/2025 08h08
Ações de prevenção à violência contra a mulher são discutidas em sessão da Câmara Municipal
Olívia Tenório em sessão da Câmara Municipal, discutindo prevenções à violência contra a mulher - Foto: Assessoria

A preocupação com a crescente violência contra mulheres envolveu vereadoras e também vereadores, na sessão dessa quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Maceió. Iniciativas que buscam reduzir a vulnerabilidade feminina no Município foram citadas no plenário, que também abordou a necessidade de endurecer a punição aos agressores.

A vereadora Olívia Tenório ressaltou a importância de dar autonomia às mulheres, para que possam deixar o ambiente onde são vítimas de violência doméstica. Entre os programas da Prefeitura de Maceió em prática hoje, ela cita o Banco da Mulher, que dispõe de recursos para empreendedoras, o Emprega Mulher, com capacitação para o trabalho, o aluguel social Maria da Penha e a prioridade para elas em programas habitacionais.

“Tive uma reunião com o delegado geral da Polícia Civil [Gustavo Xavier], e conversamos sobre como melhorar a segurança da mulher, para que ela tenha um pouco mais de tranquilidade para exercer suas funções. Solicitei algumas ações e procurei também a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria da Mulher, para que a gente tome mais medidas, além das iniciativas já existentes”, afirmou.

A reivindicação por mais segurança foi acompanhada pela vereadora Fátima Santiago, ao cobrar uma mudança na legislação para dar eficácia à medida protetiva contra agressores. Ela corroborou a fala de Olívia sobre a importância de ações do poder público para dar independência financeira às vítimas, mas alertou que o feminicídio continua em alta.

“No momento em que a mulher tem independência para se manter e manter os filhos, é dado o primeiro passo. Mas a pena para esse tipo de crime ainda é muito pequena. Os agressores são soltos rapidamente como se fosse um crime banal. E a medida protetiva, ao meu ver, não dá segurança à mulher. É nessa medida que o feminicídio acontece”, alertou.

O vereador Jonatas Omena também contribuiu com o debate e lembrou que o Emprega Delas, da Secretaria Municipal do Trabalho, tem facilitado a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Uma ação itinerante do programa está em andamento no Shopping Pátio Maceió, e vai até o dia 4 de abril.

O investimento do Município em espaços para atividades esportivas também foi destaque na sessão. O vereador Galba Netto parabenizou a Prefeitura pela construção das areninhas nos bairros, que já contam com 17 equipamentos entregues e 43 em andamento.

Por outro lado, o vereador Rui Palmeira cobrou do Município a retomada de reformas ou ampliações de escolas na parte alta. Ele citou instituições que visitou e encontrou com obras paralisadas, e solicitou providências da gestão municipal.