Ações de prevenção à violência contra a mulher são discutidas em sessão da Câmara Municipal
Vereadoras citaram medidas necessárias para garantir a autonomia feminina e cobraram mais segurança para mulheres
A preocupação com a crescente violência contra mulheres envolveu vereadoras e também vereadores, na sessão dessa quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Maceió. Iniciativas que buscam reduzir a vulnerabilidade feminina no Município foram citadas no plenário, que também abordou a necessidade de endurecer a punição aos agressores.
A vereadora Olívia Tenório ressaltou a importância de dar autonomia às mulheres, para que possam deixar o ambiente onde são vítimas de violência doméstica. Entre os programas da Prefeitura de Maceió em prática hoje, ela cita o Banco da Mulher, que dispõe de recursos para empreendedoras, o Emprega Mulher, com capacitação para o trabalho, o aluguel social Maria da Penha e a prioridade para elas em programas habitacionais.
“Tive uma reunião com o delegado geral da Polícia Civil [Gustavo Xavier], e conversamos sobre como melhorar a segurança da mulher, para que ela tenha um pouco mais de tranquilidade para exercer suas funções. Solicitei algumas ações e procurei também a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria da Mulher, para que a gente tome mais medidas, além das iniciativas já existentes”, afirmou.
A reivindicação por mais segurança foi acompanhada pela vereadora Fátima Santiago, ao cobrar uma mudança na legislação para dar eficácia à medida protetiva contra agressores. Ela corroborou a fala de Olívia sobre a importância de ações do poder público para dar independência financeira às vítimas, mas alertou que o feminicídio continua em alta.
“No momento em que a mulher tem independência para se manter e manter os filhos, é dado o primeiro passo. Mas a pena para esse tipo de crime ainda é muito pequena. Os agressores são soltos rapidamente como se fosse um crime banal. E a medida protetiva, ao meu ver, não dá segurança à mulher. É nessa medida que o feminicídio acontece”, alertou.
O vereador Jonatas Omena também contribuiu com o debate e lembrou que o Emprega Delas, da Secretaria Municipal do Trabalho, tem facilitado a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Uma ação itinerante do programa está em andamento no Shopping Pátio Maceió, e vai até o dia 4 de abril.
O investimento do Município em espaços para atividades esportivas também foi destaque na sessão. O vereador Galba Netto parabenizou a Prefeitura pela construção das areninhas nos bairros, que já contam com 17 equipamentos entregues e 43 em andamento.
Por outro lado, o vereador Rui Palmeira cobrou do Município a retomada de reformas ou ampliações de escolas na parte alta. Ele citou instituições que visitou e encontrou com obras paralisadas, e solicitou providências da gestão municipal.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
