Taxa de Incêndio do Corpo de Bombeiros é declarada constitucional pelo STF
Recursos arrecadados constituem um fundo que financia ações essenciais de prevenção, combate e salvamentos
Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, nesta quarta-feira (26), a constitucionalidade das taxas estaduais de prevenção e combate a incêndios, resgates, busca e salvamento –conhecidas como Taxa de Incêndio – que constituem um fundo do Corpo de Bombeiros, utilizado em melhorias dos serviços prestados por essas corporações.
A decisão, que reforça a legalidade da cobrança, impacta positivamente o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que possuia Taxa de Bombeiros como uma obrigação tributária prevista na Lei nº 6.442, de 31 de dezembro de 2003, regulamentada por decreto estadual. Em Alagoas, o pagamento é devido por todos os proprietários, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de imóveis localizados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi.
Os recursos arrecadados são aplicados integralmente no fortalecimento do poder operacional do CBMAL, garantindo maior eficiência no cumprimento da missão institucional de proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente.
A Taxa de Incêndio é lançada em duas etapas. A primeira ocorre em fevereiro, na versão digital, permitindo que o contribuinte gere o boleto diretamente no site oficial da corporação. Já a segunda etapa acontece a partir do segundo semestre do ano, com a entrega física dos boletos pelos Correios, destinada àqueles que não realizaram o pagamento online.
Importância da arrecadação
A Taxa de Bombeiros, que antes era destinada exclusivamente para ações voltadas ao combate a incêndios, agora também financia ações essenciais de prevenção, resgates, buscas e salvamentos, sendo um investimento fundamental para a segurança pública. Além de fortalecer as operações dos bombeiros, a arrecadação viabiliza programas de prevenção de incêndios e acidentes, bem como campanhas educativas para a conscientização da população.
A Taxa de Bombeiros é a forma de cada cidadão fazer a diferença e contribuir na missão de salvar vidas.
Últimas notícias
Festival Hermeto Pascoal passa a integrar calendário cultural de Arapiraca
Rico Melquiades revela que pretende passar por procedimento estético íntimo e surpreende seguidores
Maragogi inaugura nova era de desenvolvimento e reconstrução administrativa
SEPLAG e UNCISAL convocam aprovados em concurso estadual para exames admissionais
Maceió lidera com folga e Arapiraca, Murici, Pilar e Coruripe formam elite do ICMS 2026
Em Milagres, Jadson Lessa e lideranças renovam apoio a Arthur Lira
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
