Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos
População pode solicitar inspeções e ainda informar focos do Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com a intensificação das ações de combate às arboviroses e animais sinantrópicos (escorpiões, morcegos, barbeiros, entre outros), ao oferecer canais de comunicação para que a população relate possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de animais peçonhentos.
O Disque Denúncia permite que a população solicite inspeções em residências e denuncie imóveis fechados ou abandonados, que possam representar perigo para a saúde pública.
Por meio do serviço, é possível comunicar a presença de mosquitos, roedores, escorpiões, barbeiros e outros vetores de doenças, permitindo que a SMS atue de forma rápida e eficaz para eliminar focos de proliferação.
De acordo com Carmen Samico, da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, o serviço é essencial para que a população contribua de forma ativa na prevenção de possíveis surtos de doenças.
“O Disque Denúncia pode ser utilizado tanto para solicitações em residências, em casos de problemas com mosquitos, roedores, escorpiões e barbeiros, quanto para denúncias de imóveis fechados, abandonados ou habitados que apresentem risco de proliferação de insetos transmissores de doenças”, explica.
Prevenção é essencial
A SMS reforça a importância da colaboração da população no combate às arboviroses. Para isso, é fundamental inspecionar regularmente quintais e espaços domésticos, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Recipientes que acumulam água parada, como pneus, garrafas e caixas d’água destampadas, devem ser vedados ou descartados corretamente. É muito importante não acumular lixo e entulhos para evitar roedores e animais peçonhentos.
Denúncias sobre imóveis abandonados ou locais com possíveis focos do mosquito e animais peçonhentos podem ser feitas diretamente nos canais de atendimento, garantindo a inspeção desses locais.
Com a iniciativa, a SMS reafirma seu compromisso com a saúde pública e incentiva a participação cidadã para um ambiente mais seguro para todos.
Disque Denúncia
Fique atento e contribua para a eliminação de focos do mosquito e outros vetores de doenças em sua comunidade.
As solicitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, pelos seguintes contatos:
📞 (82) 3312-5495
📱 (82) 98232-8101 (WhatsApp)
Últimas notícias

Deputado Cabo Bebeto critica invasão do MST a prédios públicos de Alagoas

Governo anuncia reajuste do auxílio-alimentação para servidores da educação retroativo a janeiro

Restaurante-escola será inaugurado segunda (28) no Centro de Inovação, em Jaraguá

Faculdades de Alagoas são condenadas por enganar alunos com cursos falsos

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio brutal em Teotônio Vilela

Paulo Dantas sanciona lei que institui política Corações da Paz em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
