Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos
População pode solicitar inspeções e ainda informar focos do Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com a intensificação das ações de combate às arboviroses e animais sinantrópicos (escorpiões, morcegos, barbeiros, entre outros), ao oferecer canais de comunicação para que a população relate possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de animais peçonhentos.
O Disque Denúncia permite que a população solicite inspeções em residências e denuncie imóveis fechados ou abandonados, que possam representar perigo para a saúde pública.
Por meio do serviço, é possível comunicar a presença de mosquitos, roedores, escorpiões, barbeiros e outros vetores de doenças, permitindo que a SMS atue de forma rápida e eficaz para eliminar focos de proliferação.
De acordo com Carmen Samico, da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, o serviço é essencial para que a população contribua de forma ativa na prevenção de possíveis surtos de doenças.
“O Disque Denúncia pode ser utilizado tanto para solicitações em residências, em casos de problemas com mosquitos, roedores, escorpiões e barbeiros, quanto para denúncias de imóveis fechados, abandonados ou habitados que apresentem risco de proliferação de insetos transmissores de doenças”, explica.
Prevenção é essencial
A SMS reforça a importância da colaboração da população no combate às arboviroses. Para isso, é fundamental inspecionar regularmente quintais e espaços domésticos, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Recipientes que acumulam água parada, como pneus, garrafas e caixas d’água destampadas, devem ser vedados ou descartados corretamente. É muito importante não acumular lixo e entulhos para evitar roedores e animais peçonhentos.
Denúncias sobre imóveis abandonados ou locais com possíveis focos do mosquito e animais peçonhentos podem ser feitas diretamente nos canais de atendimento, garantindo a inspeção desses locais.
Com a iniciativa, a SMS reafirma seu compromisso com a saúde pública e incentiva a participação cidadã para um ambiente mais seguro para todos.
Disque Denúncia
Fique atento e contribua para a eliminação de focos do mosquito e outros vetores de doenças em sua comunidade.
As solicitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, pelos seguintes contatos:
📞 (82) 3312-5495
📱 (82) 98232-8101 (WhatsApp)
Últimas notícias
TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório
Toffoli manda PF enviar a ele perícia de celular de Vorcaro
Homem que responde por tráfico é autuado por crime ambiental em Joaquim Gomes
Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia
Polícia Científica encontra vestígios que podem ajudar na identificação de ossada achada em Coruripe
Inmet emite dois alertas de chuvas para 70 municípios de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
