ICMBio refuta declarações de Carlinhos Maia sobre falta de placas em área de desova de tartarugas
Imagens foram divulgadas nesta sexta-feira (4)
Após a polêmica envolvendo o influenciador Carlinhos Maia, que foi flagrado passeando de quadriciclo em uma área de desova de tartarugas no Litoral Sul de Alagoas, entre os municípios de Roteiro e Jequiá da Praia, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou nesta sexta-feira (4) imagens que mostram a presença de sinalização nas praias da região, desmentindo a alegação do influenciador de que não havia placas informando sobre a área de preservação.
O fato gerou grande repercussão, após o influenciador publicar, na última quarta-feira (2), vídeos passeando com seu marido, Lucas Guimarães, em um quadriciclo em uma área restrita. Após a repercussão negativa, Carlinhos Maia pediu desculpas, mas afirmou que não tinha conhecimento da área de preservação e questionou a falta de uma campanha de conscientização, sugerindo que o uso de seu nome estava sendo explorado para "likes".




Em sua defesa, Carlinhos Maia afirmou que, durante sua estadia na casa de um amigo, não foi informado sobre a proibição de circulação de veículos motorizados no local. "Não fazia ideia que era área de preservação de tartarugas, não tinha nenhuma placa", disse, ressaltando que não havia sido alertado sobre a situação pelos responsáveis pela casa onde se hospedou.
No entanto, as imagens fornecidas pelo Instituto Biota de Conservação e agora divulgadas pelo ICMBio, contradizem a versão do influenciador, mostrando claramente a sinalização em diversos pontos das praias da região, onde é proibido o uso de quadriciclos e motos devido à fragilidade da área de desova de tartarugas marinhas. O ICMBio ainda destacou que a legislação de proteção ambiental proíbe a circulação de veículos motorizados em áreas de preservação, com o objetivo de garantir a proteção da fauna local.
Em resposta, Carlinhos Maia voltou a reforçar que estava à disposição dos órgãos ambientais, incluindo o Ibama, para ajudar a divulgar as áreas onde a circulação de veículos é permitida e colaborou com a conscientização. "Deixo minhas redes sociais em aberto para o Ibama e qualquer órgão de proteção. O que precisar, estamos aqui", disse o influenciador, defendendo a importância de mais campanhas educativas sobre o tema.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
