Prefeitura autua condomínio por ligação clandestina de esgoto no bairro São Jorge
Operação Línguas Sujas intensifica fiscalização em Maceió para garantir a regularização do saneamento básico e a proteção ao meio ambiente
Em uma ação de fiscalização realizada nesta quarta-feira (9), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) identificou uma ligação clandestina de esgoto em um condomínio residencial localizado no bairro São Jorge. Durante a inspeção, técnicos utilizaram um corante líquido vermelho para rastrear o caminho do esgoto, e constatou-se que o escoamento estava sendo direcionado diretamente para a rede de drenagem pluvial, sem o devido tratamento.
A irregularidade, que configura infração às normas ambientais municipais, levou à autuação imediata do condomínio. Em consequência das investigações, o síndico foi conduzido para a Central de Flagrantes, onde deverá prestar depoimento sobre o ocorrido. Como medida de contenção, a Semurb efetuou o fechamento da ligação clandestina, e o empreendimento agora precisa regularizar o sistema de lançamento de esgoto conforme as exigências ambientais.
Operação Línguas Sujas
A ação recente se insere no âmbito da Operação Línguas Sujas, um programa lançado em dezembro de 2022 com o propósito de identificar e eliminar ligações clandestinas de esgoto em Maceió. A ação já resultou na autuação de diversos imóveis e na desativação de várias ligações irregulares, com base na Lei Nº 4548/96 (Código Municipal de Meio Ambiente). O programa reforça o compromisso da administração em proteger os recursos hídricos e a saúde pública, prevenindo que o esgoto não tratado cause impactos ambientais e riscos à população.
A Prefeitura de Maceió pede a colaboração da população para denunciar casos de ligações clandestinas de esgoto. As denúncias podem ser feitas através do telefone 156 ou pelo aplicativo Colab.
Últimas notícias
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
