HU da Ufal amplia atendimento oncológico e ativa pronto atendimento 24h
Inauguração acontece nesta sexta-feira (11) às 9h
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – conhecido popularmente como HU – inaugura nesta sexta-feira (11) às 9h a expansão de seu Centro de Atendimento em Oncologia (Cacon), com a ampliação em 75% de seus leitos oncológicos. A expansão conta também a abertura do serviço de Pronto-Atendimento (PA) 24 horas, voltado a atender pacientes já atendidos pelo Cacon em casos de emergência. Antes, o PA funcionava somente das 7h às 19h.
Com a expansão do Cacon os leitos disponíveis na unidade vão passar de 16 para 28. A esses leitos clínicos se somam outros 15 leitos de cirurgia, fazendo a unidade hospitalar alcançar a marca 43 leitos oncológicos. A ampliação ainda vai assegurar incrementos nos serviços de plantões cirúrgicos direcionados a pacientes com câncer. Os investimentos que garantiram os avanços no Centro foram assegurados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), companhia pública que gerencia o HUPAA junto com a Ufal. A solenidade que marca as entregas será realizada no próprio Centro de Atendimento em Oncologia.
“Estimativas apontam que em Alagoas poderemos ter 5 mil novos casos de câncer em 2025. Um número alarmante e que faz toda a equipe do Cacon trabalhar ainda mais, lutando por ampliação na oferta de atendimento oncológico no HUPAA. Aumentar a oferta de leitos e de atendimento de alta complexidade em câncer é um desafio em nosso estado. Lembremo-nos de que na maioria dos casos estes pacientes têm no Sistema Único de Saúde (SUS) a única alternativa rumo à cura. O Cacon, atendendo 100% pelo SUS, possibilita que milhares de alagoanos e alagoanas possam ser tratados com eficácia e respeito”, disse o superintendente do Hospital Célio Rodrigues.
Já o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou que o “HUPPA tem recebido investimentos por meio da Ebserh e, também, da bancada federal alagoana, ampliando e aperfeiçoando diversos serviços para a sociedade. A expansão do atendimento no Cacon e a ampliação do atendimento no PA desta Unidade para 24 horas, 7 dias por semana, junto à modernização do Acelerador Linear entregue há poucos dias reafirmam o compromisso de nossa Universidade com a saúde pública de Alagoas”.
Até o momento, as aquisições e melhorias já realizadas pelo HUPPA incluem a ampliação da equipe com 61 novos profissionais, totalizando 140 no total apenas para a área oncológica; e a reabertura de serviços antes desativados e a integração de equipamentos de ponta, como novos tomógrafos e um sistema de videocirurgia em 3D. Com o aumento no número de leitos do Cacon e com o PA atendendo 24 horas, os pacientes oncológicos terão uma assistência mais especializada para cada caso e de acordo com as avaliações individualizados dos estágios de suas doenças. Da mesma forma, com o aumento na oferta dos serviços, os leitos hospitalares do HUPAA e dos hospitais do Estado serão desafogados.
Últimas notícias
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
