HU da Ufal amplia atendimento oncológico e ativa pronto atendimento 24h
Inauguração acontece nesta sexta-feira (11) às 9h
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – conhecido popularmente como HU – inaugura nesta sexta-feira (11) às 9h a expansão de seu Centro de Atendimento em Oncologia (Cacon), com a ampliação em 75% de seus leitos oncológicos. A expansão conta também a abertura do serviço de Pronto-Atendimento (PA) 24 horas, voltado a atender pacientes já atendidos pelo Cacon em casos de emergência. Antes, o PA funcionava somente das 7h às 19h.
Com a expansão do Cacon os leitos disponíveis na unidade vão passar de 16 para 28. A esses leitos clínicos se somam outros 15 leitos de cirurgia, fazendo a unidade hospitalar alcançar a marca 43 leitos oncológicos. A ampliação ainda vai assegurar incrementos nos serviços de plantões cirúrgicos direcionados a pacientes com câncer. Os investimentos que garantiram os avanços no Centro foram assegurados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), companhia pública que gerencia o HUPAA junto com a Ufal. A solenidade que marca as entregas será realizada no próprio Centro de Atendimento em Oncologia.
“Estimativas apontam que em Alagoas poderemos ter 5 mil novos casos de câncer em 2025. Um número alarmante e que faz toda a equipe do Cacon trabalhar ainda mais, lutando por ampliação na oferta de atendimento oncológico no HUPAA. Aumentar a oferta de leitos e de atendimento de alta complexidade em câncer é um desafio em nosso estado. Lembremo-nos de que na maioria dos casos estes pacientes têm no Sistema Único de Saúde (SUS) a única alternativa rumo à cura. O Cacon, atendendo 100% pelo SUS, possibilita que milhares de alagoanos e alagoanas possam ser tratados com eficácia e respeito”, disse o superintendente do Hospital Célio Rodrigues.
Já o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou que o “HUPPA tem recebido investimentos por meio da Ebserh e, também, da bancada federal alagoana, ampliando e aperfeiçoando diversos serviços para a sociedade. A expansão do atendimento no Cacon e a ampliação do atendimento no PA desta Unidade para 24 horas, 7 dias por semana, junto à modernização do Acelerador Linear entregue há poucos dias reafirmam o compromisso de nossa Universidade com a saúde pública de Alagoas”.
Até o momento, as aquisições e melhorias já realizadas pelo HUPPA incluem a ampliação da equipe com 61 novos profissionais, totalizando 140 no total apenas para a área oncológica; e a reabertura de serviços antes desativados e a integração de equipamentos de ponta, como novos tomógrafos e um sistema de videocirurgia em 3D. Com o aumento no número de leitos do Cacon e com o PA atendendo 24 horas, os pacientes oncológicos terão uma assistência mais especializada para cada caso e de acordo com as avaliações individualizados dos estágios de suas doenças. Da mesma forma, com o aumento na oferta dos serviços, os leitos hospitalares do HUPAA e dos hospitais do Estado serão desafogados.
Últimas notícias
Três são presos por assassinato e tentativa após festa em São Sebastião
Câmara de Japaratinga convoca eleição para Mesa Diretora para novo biênio
Prefeitura de Maceió reorganiza espaços para ambulantes da Rua Aberta
Polícia encontra armas e drogas durante cumprimento de mandado por homicídio em Palmeira
Homem com tornozeleira eletrônica é assassinado a tiros em Arapiraca
‘Programas sociais serão ampliados no governo Flávio Bolsonaro’, destaca Gaspar
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
