Prefeitura inicia instalação de lixeiras em pontos estratégicos de Maceió; veja locais
Objetivo é reduzir o descarte de resíduos em vias e calçadões
A partir desta sexta-feira (11), a Prefeitura de Maceió iniciou a instalação de 200 lixeiras do tipo papeleira em pontos estratégicos das partes alta e baixa da capital alagoana.
O objetivo é reduzir o descarte de pequenos itens como garrafas PET, papel, embalagens plásticas em vias, calçadões e espaços públicos.
A ação é executada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que na primeira etapa mapeou locais com grande concentração de pessoas, como áreas próximas de praças ou paradas de ônibus.
A Via Expressa, na altura do Antares, e Avenida Litorânea, à beira mar de Cruz das Almas, foram as localidades escolhidas para iniciar a ação. Cada lixeira instalada tem capacidade para 30 litros de resíduos, que são recolhidos todos os dias pelos agentes de limpeza.
"São equipamentos essenciais para a limpeza urbana. Então, escolhemos locais estratégicos, com grande concentração de pessoas, para que elas possam contribuir e despejar seu resíduo corretamente. Dessa forma, a responsabilidade da limpeza da cidade é compartilhada entre o poder público e o cidadão", destacou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
A prática de depredar papeleiras é constante em Maceió, o que gera mais gastos com a instalação de novos equipamentos. Para recuperar uma lixeira é investido um valor de R$ 850,00.
Em 2025, mais de 30 papeleiras foram vandalizadas, o que gerou um custo extra de R$ 25 mil para o município, cuja quantia poderia ter sido utilizada para melhorar, ainda mais, a limpeza urbana da cidade.
Últimas notícias
Aplicativo Saúde Até Você Digital verifica sinais vitais de forma rápida e prática; saiba como baixar
Henri Castelli tem alta hospitalar após crises convulsivas no BBB 26
Carro pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros na Travessa Guarani, em Penedo
Após ação do MP, Justiça determina reestruturação da Defesa Civil de Delmiro Gouveia
Médica pede ajuda após furto milionário em apartamento na Ponta Verde
Parque da Lagoa foi construído com recursos garantidos por Arthur e Benedito de Lira
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
