Prefeitura inicia instalação de lixeiras em pontos estratégicos de Maceió; veja locais
Objetivo é reduzir o descarte de resíduos em vias e calçadões

A partir desta sexta-feira (11), a Prefeitura de Maceió iniciou a instalação de 200 lixeiras do tipo papeleira em pontos estratégicos das partes alta e baixa da capital alagoana.
O objetivo é reduzir o descarte de pequenos itens como garrafas PET, papel, embalagens plásticas em vias, calçadões e espaços públicos.
A ação é executada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que na primeira etapa mapeou locais com grande concentração de pessoas, como áreas próximas de praças ou paradas de ônibus.
A Via Expressa, na altura do Antares, e Avenida Litorânea, à beira mar de Cruz das Almas, foram as localidades escolhidas para iniciar a ação. Cada lixeira instalada tem capacidade para 30 litros de resíduos, que são recolhidos todos os dias pelos agentes de limpeza.
"São equipamentos essenciais para a limpeza urbana. Então, escolhemos locais estratégicos, com grande concentração de pessoas, para que elas possam contribuir e despejar seu resíduo corretamente. Dessa forma, a responsabilidade da limpeza da cidade é compartilhada entre o poder público e o cidadão", destacou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
A prática de depredar papeleiras é constante em Maceió, o que gera mais gastos com a instalação de novos equipamentos. Para recuperar uma lixeira é investido um valor de R$ 850,00.
Em 2025, mais de 30 papeleiras foram vandalizadas, o que gerou um custo extra de R$ 25 mil para o município, cuja quantia poderia ter sido utilizada para melhorar, ainda mais, a limpeza urbana da cidade.
Últimas notícias

Prefeitura de Junqueiro reforça compromisso com o homem do campo e amplia apoio à agricultura familiar

Carreta destrói ponto de ônibus, atropela pessoas e deixa feridos na BR-101 em Messias

Babá assassinada em Maceió era amiga de longa data da patroa: 'lugar errado, hora errada'

Homem finge sequestro para fugir de agiota em Pernambuco e é localizado em Maragogi
Morador de rua é preso por tentar de furtar fios de torre de telefonia em Arapiraca

Vizinhas são detidas e conduzidas à delegacia após agressão no meio da rua em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
