Prefeitura inicia instalação de lixeiras em pontos estratégicos de Maceió; veja locais
Objetivo é reduzir o descarte de resíduos em vias e calçadões

A partir desta sexta-feira (11), a Prefeitura de Maceió iniciou a instalação de 200 lixeiras do tipo papeleira em pontos estratégicos das partes alta e baixa da capital alagoana.
O objetivo é reduzir o descarte de pequenos itens como garrafas PET, papel, embalagens plásticas em vias, calçadões e espaços públicos.
A ação é executada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que na primeira etapa mapeou locais com grande concentração de pessoas, como áreas próximas de praças ou paradas de ônibus.
A Via Expressa, na altura do Antares, e Avenida Litorânea, à beira mar de Cruz das Almas, foram as localidades escolhidas para iniciar a ação. Cada lixeira instalada tem capacidade para 30 litros de resíduos, que são recolhidos todos os dias pelos agentes de limpeza.
"São equipamentos essenciais para a limpeza urbana. Então, escolhemos locais estratégicos, com grande concentração de pessoas, para que elas possam contribuir e despejar seu resíduo corretamente. Dessa forma, a responsabilidade da limpeza da cidade é compartilhada entre o poder público e o cidadão", destacou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
A prática de depredar papeleiras é constante em Maceió, o que gera mais gastos com a instalação de novos equipamentos. Para recuperar uma lixeira é investido um valor de R$ 850,00.
Em 2025, mais de 30 papeleiras foram vandalizadas, o que gerou um custo extra de R$ 25 mil para o município, cuja quantia poderia ter sido utilizada para melhorar, ainda mais, a limpeza urbana da cidade.
Últimas notícias

Usuário de drogas é executado a tiros no retorno do Monte Verde, em Antares

Desaparecido há dias, homem é encontrado morto e amarrado em jangada no Litoral Norte de Alagoas

Caso Ana Beatriz: corpo da adolescente é localizado durante novas buscas no Litoral Norte

Vigilância Sanitária de Arapiraca orienta sobre comercialização de creme dental proibido pela Anvisa

Peixe carnívoro deixa homem ferido nas águas do Rio São Francisco em AL

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
