“Não pode montar guarda-sol aqui”: vídeo na praia do Francês gera polêmica e prefeitura se pronuncia
A prefeitura de Marechal divulgou uma nota negando qualquer tipo de ação irregular no local
Uma situação registrada em vídeo na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, tem gerado forte repercussão nas redes sociais. Nas imagens, uma família tenta montar seus guarda-sóis em frente a um hotel à beira-mar e é abordada por um funcionário, que supostamente teria pedido que o grupo se retirasse do local. A gravação, feita por um dos presentes, levanta críticas à atuação da Prefeitura, acusada de agir apenas contra pequenos empreendedores e não fiscalizar grandes estabelecimentos. O caso teria acontecido na manhã deste domingo (13).
Com a repercussão, muitos internautas passaram a questionar se o espaço público estaria sendo, de alguma forma, apropriado por estabelecimentos privados. Nas redes sociais, muitos usuários cobraram mais rigor por parte do poder público, assim como a pessoa que está gravando o vídeo.
Em resposta, a Prefeitura de Marechal Deodoro divulgou uma nota de esclarecimento negando qualquer tipo de ação irregular. Segundo a administração municipal, fiscais da Secretaria de Turismo estavam no local no momento e conversaram com pessoas envolvidas, sem encontrar indícios de impedimento por parte do funcionário citado.
A Prefeitura afirmou ainda que todos os permissionários da Praia do Francês seguem regras estabelecidas em lei e são fiscalizados diariamente. Apesar disso, destacou que a prioridade de uso da faixa de areia é do banhista, que tem total liberdade para se instalar onde preferir.
O hotel mencionado nas imagens ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Confira a nota da prefeitura de Marechal na integra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sobre o vídeo que circula nas redes sociais envolvendo a Praia do Francês
A Prefeitura de Marechal Deodoro esclarece que o vídeo que circula nas redes sociais, sugerindo que banhistas estariam sendo impedidos de permanecer na faixa de areia da Praia do Francês, não apresenta qualquer evidência que comprove essa alegação.
Na gravação, não é possível identificar nenhum tipo de abordagem, imposição ou impedimento por parte do funcionário citado.
Fiscais da Secretaria Municipal de Turismo, que estavam em atividade no momento, conversaram com pessoas presentes no local e não identificaram nenhuma situação que confirmasse o conteúdo relatado no vídeo.
A atuação dos permissionados na Praia do Francês segue regras definidas por lei, como parte do ordenamento da faixa de areia. Todos são credenciados e fiscalizados diariamente pela Secretaria de Turismo, garantindo o equilíbrio entre o uso comercial autorizado e o direito ao lazer dos visitantes.
Vale lembrar que, mesmo com áreas específicas de atuação, a prioridade de uso da praia é sempre do banhista, que tem total liberdade para escolher onde deseja se instalar.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com a organização do espaço público, a valorização do turismo e o respeito aos direitos de todos.
Últimas notícias
Urbanização do Renasce Salgadinho entra na reta final de serviços
Influenciador coreano encontra Ana Castela após cantadas nas redes
Mbappé denuncia Prestianni: 'Chamou Vini de macaco cinco vezes'
Motorista que trafegava na contramão fica preso às ferragens após grave colisão em São Miguel dos Campos
O que é a “lipo de priquito” mencionada em vídeo por Paolla Oliveira
Ministro do STJ acusado de assédio tem alta de hospital em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
