Com apoio do Governo de Alagoas, fotógrafo Pablo De Luca lança livro de arte artesanal
Obra “Fragmentos” ressignifica paisagens da Lagoa Manguaba e democratiza o acesso à arte em Alagoas
A Editora Luz do Sol acaba de lançar o livro de arte artesanal Fragmentos, que reúne 24 fotografias do artista visual e arquiteto Pablo De Luca. A publicação propõe uma leitura poética sobre a cultura alagoana a partir de recortes pictóricos das canoas da Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, e já está disponível para consulta na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, no centro de Maceió.
Com 26 páginas, capa e contracapa, o livro foi confeccionado em Canvas 100% Algodão Fine Art e encadernado manualmente. A obra conta com folha de rosto e texto curatorial impressos também em braile, garantindo acessibilidade para leitores com deficiência visual.
Segundo o artista, o ensaio busca surpreender o espectador ao transformar registros do cotidiano em composições que se assemelham a telas abstratas.
“Como fotógrafo de arte e arquiteto, sinto que tenho um compromisso com a beleza e o dever de compartilhar novas possibilidades visuais, agregadas à cultura de um lugar ímpar, a Lagoa Manguaba”, explica Pablo De Luca.
.jpeg)
Selecionado pelo Edital nº 18/2023 — Concurso Nádia Fernanda Maia Amorim, o projeto foi realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
“O livro Fragmentos transforma detalhes do cotidiano em linguagem visual sofisticada, colocando as marcas do tempo, da natureza e do trabalho humano no centro da expressão artística. É incrível como algo tão simples, como as marcas do tempo numa canoa, pode se transformar em arte e contar uma história. A iniciativa reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura e valoriza a produção artística feita em Alagoas”, destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
