Homem é detido pela PF após ofender Lula em visita ao interior do Rio de Janeiro
Homem foi detido após chamar Lula de ladrão em Campos dos Goytacazes
Um homem foi detido pela Polícia Federal por chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ladrão. O caso ocorreu em Campos dos Goytacazes (RJ), na última segunda-feira, quando Lula passou em um trem para participar da apresentação do novo prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade, a 280 km da capital carioca.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), a comitiva do presidente foi surpreendida na BR-101, quando andava em direção à universidade, por um carro no acostamento. A secretaria afirma que o veículo emparelhou com os carros da presidência. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível observar o momento em que o homem começa a proferir as ofensas contra o presidente. “Lula ladrão” e “ele está roubando o meu dinheiro” foram algumas das afirmações do suspeito, que gravaram a própria ação.
Ao GLOBO, a Secom afirmou que a PF decidiu abordar o motorista por considerar uma atitude “temerária”. Segundo a massa, outras três pessoas estavam no carro e também foram conduzidas à delegacia, mas, após o ocorrido, não tiveram mais informações sobre a detenção.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a abordagem da PF foi apenas ao motorista, autor das ofensas. Ele foi preso para prestar esclarecimentos sobre o episódio e depois liberado, e irá responder acusação pelo crime de lesão corporal, de acordo com a polícia.
Visita ao reduto bolsonarista
No evento de inauguração, Lula discursou ao lado do bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería da Paz. A retirada ocorre em um momento no qual Lula enfrentou perda de apoio entre os católicos: segundo pesquisa Datafolha, sua popularidade entre adeptos da religião caiu de 42% para 28%.
Ao mesmo tempo, os setores da direita avançaram sobre esse eleitorado. Um exemplo é o Frei Gilson , líder católico conhecido por suas pregações e atualidades online. Além das críticas da esquerda por discursos considerados misóginos e anticomunistas, Frei Gilson nunca declarou apoio direto a Jair Bolsonaro (PL), mas passou a ser apoiado por bolsonaristas e pelo próprio ex-presidente.
Campos dos Goytacazes é um tradicional reduto bolsonarista. No segundo turno das eleições de 2022, Bolsonaro obteve 63% dos votos válidos no município, contra 36,8% de Lula. Trata-se ainda da cidade natal do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), apontado como possível sucessor do governador Cláudio Castro (PL). Ambos não compareceram ao evento.
A visita foi marcada por manifestações ao governo. Muros vieram à universidade nasceram pichados com “Fora, Lula”, e um manifestante chegou a pendurar um cartaz declarando que a cidade estava “de luto” com a presença do presidente.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
