Participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024
Mulheres de diferentes idades são contempladas por iniciativas do Estado
“Mulher, negra, idosa, analfabeta e vinda do interior. Meu destino poderia ter sido outro. Mas, quando enfrentei a depressão aos 60 anos, encontrei na corrida um novo propósito. O esporte salvou minha vida. Hoje, represento Alagoas de norte a sul. Cada competição é uma superação, e o maior presente é saber que inspiro outras pessoas”, emociona-se Maria do Carmo, a “Carminha”, esportista do atletismo há sete anos.
A presença feminina no esporte é fundamental não apenas para a equidade dentro das competições, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva e inspiradora. Em 2024, as mulheres representaram 37% dos beneficiados pela portaria Caminhos do Esporte, um crescimento expressivo em relação ao ano anterior. O número de atletas femininas contempladas mais que dobrou, aumentando 2,4 vezes em comparação a 2023.
Alagoas tem se destacado no cenário nacional pelo incentivo ao esporte feminino. O Estado não apenas valoriza a participação de mulheres no setor esportivo, mas também investe diretamente em competições e atletas. “Nossa Copa Rainha Marta cresce a cada ano, ultrapassando as fronteiras de Alagoas e alcançando todo o Nordeste. Estamos promovendo iniciativas inéditas para fortalecer o futebol feminino, com patrocínios que, este ano, devem chegar a R$ 200 mil. Além disso, teremos uma grande ação no mês de março, chamada Lugar de Mulher é no Rei Pelé, com atividades e serviços voltados ao público feminino. Do incentivo à base até o rendimento, passando por ações para a juventude e a promoção da inclusão, o esporte feminino é uma prioridade”, destaca a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana.
Carminha é uma das 482 atletas femininas contempladas por programas de incentivo locacional e hospedagem oferecidos pelo Caminhos do Esporte. Elas vivem em diferentes regiões do estado, praticam modalidades diversas, mas compartilham a mesma paixão: competir e buscar a excelência.
Uma pesquisa realizada pela plataforma Strava em 2022 apontou uma tendência positiva na participação feminina no esporte no Brasil. O estudo revelou um aumento de 56% no número de atividades praticadas por mulheres em comparação a 2021. Esse crescimento foi ainda mais expressivo nos treinos de força, com um aumento de 90%, contra uma média global de 46%.
O Nordeste também se destaca nesse cenário. Atualmente, 32% das jogadoras da Seleção Brasileira de Futebol Feminino são nordestinas. Mulheres da região vêm conquistando espaço em esportes tradicionalmente dominados por homens, como futebol, basquete, tênis, natação e atletismo.
Carminha: reconhecimento nacional e internacional
Esse avanço tem levado atletas como Carminha a alcançar reconhecimento internacional. Apelidada de “O Terror das Alagoas”, ela acumula conquistas que incluem o título de tricampeã da Copa do Brasil, campeã sul-americana e campeã mundial.
“Já competi em vários estados do Brasil e meu maior desafio foi no México. Cheguei no dia da competição, enfrentei sete provas seguidas e ainda corri modalidades que não eram minhas, como os 100 e 200 metros. O pessoal da França me chamou para integrar o revezamento, e juntos conquistamos o ouro. Voltei para casa com oito medalhas de ouro”, relembra Carminha.
Ao longo de sua trajetória, Carminha já conquistou 239 medalhas e 130 troféus, muitos deles em competições para as quais viajou com o apoio do Estado. E a jornada continua. “No mês que vem, tenho compromisso no Troféu Nordeste, no Rio Grande do Norte, nos dias 26 e 27 de abril. Vou competir contra os dez melhores do mundo. E sabe como vou? De ônibus, com o Caminhos do Esporte”, conclui Carminha.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
