Procon Alagoas explica: compras por redes sociais também garantem direitos ao consumidor
Veja como agir e se proteger ao comprar por Instagram, WhatsApp e outras plataformas
A compra parecia simples: bastava mandar uma mensagem, fazer o pagamento por Pix e aguardar a entrega. Mas o produto nunca chegou, o vendedor não respondeu mais e o perfil desapareceu da rede. Situações como essa têm se tornado cada vez mais comuns e o Procon Alagoas alerta: mesmo quando a compra é feita por redes sociais, os direitos do consumidor continuam garantidos.
Com a popularização das vendas feitas por plataformas como Instagram, WhatsApp e Facebook, muitos consumidores têm sido atraídos por preços baixos e atendimento personalizado. No entanto, a praticidade desse tipo de compra também trouxe novos problemas: perfis que somem após o pagamento, produtos que nunca chegam e dificuldades para trocar ou cancelar pedidos.
Diante disso, o Procon Alagoas orienta a população sobre como garantir seus direitos mesmo em compras feitas por canais digitais informais.
“As redes sociais se tornaram espaços de consumo, e o Código de Defesa do Consumidor continua valendo nesses ambientes. O consumidor não está desamparado”, afirma Daniel Sampaio, diretor-presidente do Procon AL.
Perfil sumiu após o pagamento: como agir?
Um dos casos mais comuns é quando o consumidor realiza o pagamento, geralmente via Pix e o vendedor desaparece. Se isso acontecer:
· Guarde todos os prints da conversa, anúncios e comprovantes de pagamento;
· Registre uma reclamação formal no Procon Alagoas por meio dos canais de atendimento;
· Se o prejuízo for maior, é indicado registrar um boletim de ocorrência.
O consumidor também pode tentar contato com a instituição financeira para contestar a transação, especialmente em casos de golpe evidente.
Comprei pelas redes: tenho direito ao arrependimento?
Conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, toda compra feita fora do estabelecimento físico, o que inclui redes sociais, dá direito ao arrependimento em até sete dias corridos após o recebimento do produto.
O consumidor pode solicitar:
· Reembolso total do valor pago;
· Troca do produto sem custo adicional;
· Cancelamento do pedido sem justificativa dentro do prazo.
Caso o vendedor se recuse, a orientação é procurar o Procon-AL com os registros da negociação.
Pedido errado ou com defeito: quem responde?
Quando o consumidor recebe um item diferente do combinado, com defeito ou em condições inadequadas, ele pode exigir a troca ou o reembolso. O responsável pela solução do problema é quem vendeu, mesmo que o produto tenha vindo de terceiros.
O consumidor deve:
· Solicitar a substituição imediata ou a devolução do valor;
· Exigir resposta dentro de prazo razoável;
· Registrar reclamação no Procon-AL caso não haja resolução.
Como evitar problemas nas compras por redes sociais?
O Procon Alagoas orienta os consumidores a tomarem precauções antes de realizar qualquer pagamento:
· Pesquise o perfil e veja comentários de outros clientes;
· Solicite CNPJ, endereço e comprovantes formais da empresa;
· Desconfie de preços muito abaixo do mercado;
· Evite Pix para contas de pessoas físicas, quando a loja se apresenta como empresa;
· Exija confirmação do pedido e comprovante de envio.
“O consumidor precisa estar atento. A informalidade das redes sociais não significa ausência de responsabilidade”, reforça Daniel Sampaio.
Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias.
Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através do 151, mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
Últimas notícias
Polícia Militar apreende quase um quilômetro de redes de pesca irregular na Lagoa Mundaú
JHC entrega Gigantinhos da Levada e reforça legado para a educação de Maceió
Duas mulheres ficam feridas após caírem de moto no Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Prefeito Theobaldo Cintra celebra inauguração de pavimentação em Major Izidoro
Mais de 28kg de maconha são apreendidos durante abordagem na BR-104, em Rio Largo
JHC anuncia entrega de 152 novos geladões para Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
