Defesa Civil apresenta plano estadual para respostas a desastres para período chuvoso
Ações incluídas no plano garantem a prevenção e estabelecem protocolos para o tempo de resposta de órgãos estaduais e municipais
A Defesa Civil do Estado apresentou, na manhã desta quinta-feira (24), o plano de acionamento interinstitucional para o período chuvoso de 2025, entre os meses de abril e agosto. O evento foi realizado no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e reuniu representantes da segurança pública e das defesas civis municipais.
O encontro teve como principal objetivo apresentar o planejamento estadual para enfrentar possíveis desastres. Nesse plano, cada secretaria possui funções predefinidas. A coordenação das ações, em caso de desastre, ficará sob responsabilidade da Defesa Civil do Estado, mas os demais órgãos também terão responsabilidades específicas de resgate, serviços essenciais, operações e disponibilidade de verba.
“Caso ocorra um desastre, cada secretaria já sabe qual é sua função previamente estabelecida. Nosso objetivo é destrinchar esse plano, mostrar formas de diminuir a vulnerabilidade dos locais, entre outras ações. Queremos mostrar que Alagoas está pronta para enfrentar esse período chuvoso, que começou em abril e vai até meados de agosto. A gente não consegue, logicamente, controlar a natureza, mas conseguimos prevenir, evitar e, possivelmente, mitigar os danos”, afirma o chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil de Alagoas, capitão Douglas Gomes.
O momento foi considerado de grande importância para a união entre os diversos setores. “É de extrema importância que todas as secretarias e os setores da sociedade estejam unidos, para que não vire um caos. Quando não temos controle e um evento adverso acontece, tudo pode virar um grande problema. Entender o que cada um pode fazer e como fazer é meio caminho andado”, declarou o coronel Luciano Virtuoso.
Últimas notícias
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
[Vídeo] LiteraCOC transforma alunos em autores e fortalece o protagonismo infantil no Colégio COC Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
