Defesa Civil apresenta plano estadual para respostas a desastres para período chuvoso
Ações incluídas no plano garantem a prevenção e estabelecem protocolos para o tempo de resposta de órgãos estaduais e municipais
A Defesa Civil do Estado apresentou, na manhã desta quinta-feira (24), o plano de acionamento interinstitucional para o período chuvoso de 2025, entre os meses de abril e agosto. O evento foi realizado no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e reuniu representantes da segurança pública e das defesas civis municipais.
O encontro teve como principal objetivo apresentar o planejamento estadual para enfrentar possíveis desastres. Nesse plano, cada secretaria possui funções predefinidas. A coordenação das ações, em caso de desastre, ficará sob responsabilidade da Defesa Civil do Estado, mas os demais órgãos também terão responsabilidades específicas de resgate, serviços essenciais, operações e disponibilidade de verba.
“Caso ocorra um desastre, cada secretaria já sabe qual é sua função previamente estabelecida. Nosso objetivo é destrinchar esse plano, mostrar formas de diminuir a vulnerabilidade dos locais, entre outras ações. Queremos mostrar que Alagoas está pronta para enfrentar esse período chuvoso, que começou em abril e vai até meados de agosto. A gente não consegue, logicamente, controlar a natureza, mas conseguimos prevenir, evitar e, possivelmente, mitigar os danos”, afirma o chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil de Alagoas, capitão Douglas Gomes.
O momento foi considerado de grande importância para a união entre os diversos setores. “É de extrema importância que todas as secretarias e os setores da sociedade estejam unidos, para que não vire um caos. Quando não temos controle e um evento adverso acontece, tudo pode virar um grande problema. Entender o que cada um pode fazer e como fazer é meio caminho andado”, declarou o coronel Luciano Virtuoso.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
