Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Medida será temporária e quem foi multado deve recorrer administrativamente dentro do prazo estabelecido na notificação
Após diversas reclamações de servidores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-AL) anunciou que vai desligar temporariamente o equipamento de fiscalização eletrônica instalado na faixa de acesso ao Campus A.C. Simões, em Maceió. A decisão foi tomada na terça-feira (22), após reunião da equipe técnica do órgão com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, representantes da administração central e o deputado federal Paulo Fernandes do Santos, o Paulão.
A gestão da Ufal solicitou reunião com o Dnit após receber diversos relatos de estudantes, servidores e colaboradores. Todos consideram a aplicação das multas indevida, porque antes a faixa tinha acesso livre à direita, ou seja, para entrada do campus.
De acordo com a gestão da Ufal, o número elevado de autuações, algumas delas reincidentes, chamou a atenção não apenas pelos valores das penalidades, mas também pelas implicações na pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos condutores, que pode levar à suspensão do direito de dirigir. As multas, segundo os gestores da Universidade, foram emitidas sem que houvesse qualquer tipo de campanha educativa prévia ou alteração na sinalização do local.
Durante a reunião com o superintendente regional do Dnit, André Paes Cerqueira de França, ficou acordado o desligamento temporário do radar e a realização de um estudo técnico em conjunto com a Pró-reitoria de Infraestrutura (Prinfra) da Ufal para analisar a situação e propor possíveis alterações no acesso ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e ao Campus A.C. Simões.
O Dnit também informou que encaminhará o caso à gestão nacional do órgão para avaliar a possibilidade de revogação das multas já aplicadas. Segundo André França, essa é uma medida que não pode ser tomada diretamente pela equipe local.
Diante da situação ainda pendente de análises e estudos técnicos, a gestão da Universidade recomenda que todos os motoristas multados verifiquem sua situação no portal de multas do Dnit e, se for o caso, apresentem recurso administrativo dentro do prazo estabelecido na notificação.
Além do reitor Tonholo e do deputado Paulão, também participaram da reunião o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira, o diretor administrativo do HU, professor Anderson Dantas, o presidente da Fundepes, professor Edson de Souza Bento, e o diretor da Edufal, professor Eraldo Ferraz.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
