Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Medida será temporária e quem foi multado deve recorrer administrativamente dentro do prazo estabelecido na notificação

Após diversas reclamações de servidores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-AL) anunciou que vai desligar temporariamente o equipamento de fiscalização eletrônica instalado na faixa de acesso ao Campus A.C. Simões, em Maceió. A decisão foi tomada na terça-feira (22), após reunião da equipe técnica do órgão com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, representantes da administração central e o deputado federal Paulo Fernandes do Santos, o Paulão.
A gestão da Ufal solicitou reunião com o Dnit após receber diversos relatos de estudantes, servidores e colaboradores. Todos consideram a aplicação das multas indevida, porque antes a faixa tinha acesso livre à direita, ou seja, para entrada do campus.
De acordo com a gestão da Ufal, o número elevado de autuações, algumas delas reincidentes, chamou a atenção não apenas pelos valores das penalidades, mas também pelas implicações na pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos condutores, que pode levar à suspensão do direito de dirigir. As multas, segundo os gestores da Universidade, foram emitidas sem que houvesse qualquer tipo de campanha educativa prévia ou alteração na sinalização do local.
Durante a reunião com o superintendente regional do Dnit, André Paes Cerqueira de França, ficou acordado o desligamento temporário do radar e a realização de um estudo técnico em conjunto com a Pró-reitoria de Infraestrutura (Prinfra) da Ufal para analisar a situação e propor possíveis alterações no acesso ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e ao Campus A.C. Simões.
O Dnit também informou que encaminhará o caso à gestão nacional do órgão para avaliar a possibilidade de revogação das multas já aplicadas. Segundo André França, essa é uma medida que não pode ser tomada diretamente pela equipe local.
Diante da situação ainda pendente de análises e estudos técnicos, a gestão da Universidade recomenda que todos os motoristas multados verifiquem sua situação no portal de multas do Dnit e, se for o caso, apresentem recurso administrativo dentro do prazo estabelecido na notificação.
Além do reitor Tonholo e do deputado Paulão, também participaram da reunião o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira, o diretor administrativo do HU, professor Anderson Dantas, o presidente da Fundepes, professor Edson de Souza Bento, e o diretor da Edufal, professor Eraldo Ferraz.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
