Saúde

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

A filha dele apela para que os doadores se apresentem para realizar a doação o quanto antes

Por Valeska Miranda* 24/04/2025 19h07 - Atualizado em 24/04/2025 20h08
Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente
Idoso necessita da doação do sangue tipo AB+ urgentemente - Foto: Reprodução

O paciente João Mariano da Costa, de 86 anos, morador do bairro Boa Vista, em Arapiraca, Agreste de Alagoas, está internado há 25 dias, no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió, devido um câncer de pulmão.

O idoso, que já passou por quatro intervenções cirúrgicas mediante a gravidade do problema de saúde, necessita mais uma vez de doações de sangue, em decorrência da última cirurgia em que foi submetido na última quarta-feira (23).

A filha dele, Luiza Cristiane, alega que o pai está com a saúde bastante debilitada e precisa urgentemente das doações sanguíneas do tipo AB+. Já que ele apresentou um quadro de anemia profunda resultado do longo período de internação na UTI.

Quem se dispuser a ajudá-lo, deve se locomover até o banco de sangue da Santa Casa de Maceió, na capital alagoana, que fica localizado em frente ao hospital, para doar voluntariamente o tipo sanguíneo compatível com o de seu João Mariano.

Por sua vez, quem tiver qualquer dúvida, ou quiser saber mais informações sobre o estado de saúde dele, pode entrar em contato com a filha de seu João por meio do número: (82) 99935-0044.

Quem pode doar?


Para os voluntários que desejam doar sangue, além de boa saúde, deve ter idade entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos ou mais e apresentar um documento oficial e original com foto. No caso dos voluntários acometidos por Aids, sífilis, doença de Chagas e hepatite após os 11 anos de idade, a doação de sangue é proibida definitivamente.

Quanto aqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou tenham colocado piercing, a doação de sangue é proibida por um ano. Com relação às pessoas gripadas, com Influenza ou Covid-19, a doação de sangue só pode ser efetuada após 10 dias do fim dos sintomas.

Ajude a salvar uma vida!

*estagiária sob a supervisão da redação