Religião

Vaticano cita rito de fechamento do caixão do Papa Francisco e próximos passos do velório e sepultamento

As informações foram divulgadas pela Sala de Imprensa da Santa Fé, nesta sexta-feira (25)

Por Quem 25/04/2025 10h10
Vaticano cita rito de fechamento do caixão do Papa Francisco e próximos passos do velório e sepultamento
Ao fim do dia nesta sexta (25), o caixão do papa deve ser fechado - Foto: Reprodução

Cerca de 150 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro, entre quarta-feira e a manhã desta sexta (25), para prestar as últimas homenagens ao Papa Francisco. A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Fé, que também atualizou os próximos passos do velório e sepultamento do pontífice, falecido aos 88 anos.

O que já aconteceu nesta sexta, até agora?

A quarta Congregação Geral dos Cardeais foi realizada nesta sexta-feira (25), com início às 9h10 (horário local). Após um momento de oração e juramento prestados pelos que chegaram nesta data, foram feitas 33 intervenções com reflexões sobre a Igreja. Em seguida, os presentes continuaram a leitura da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.

Ao final do encontro, o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, Dom Diego Ravelli, explicou que os ritos fúnebres foram cuidadosamente pensados para refletir a simplicidade de um pastor, e não a pompa de um soberano.

Rito de fechamento do caixão e próximos passos

Nesta noite, ocorrerá o rito de fechamento do caixão do Papa Francisco, uma cerimônia privada, sem a presença de fiéis ou imprensa. No sábado (26), a Missa das Exéquias será celebrada, contando a presença de autoridades de todo o mundo.

Conforme o protocolo, os presidentes da Argentina e da Itália — países com laços especiais com Francisco — ocuparão a primeira fila. Na sequência, estarão membros da realeza e chefes de Estado, organizados segundo a ordem alfabética em francês. A lista completa das delegações será divulgada ainda nesta tarde.

Após a cerimônia, o corpo de Francisco será levado à Basílica de Santa Maria Maior, em um cortejo discreto, que levará cerca de 30 minutos com o caixão visível durante o percurso. O sepultamento, assim como o fechamento do caixão, será realizado de forma reservada.

No domingo, os cardeais farão uma visita oficial à Santa Maria Maior, onde rezarão diante do túmulo de Francisco e da imagem da Salus Populi Romani. A programação inclui ainda a celebração das Vésperas em conjunto. A próxima Congregação Geral está marcada para segunda-feira (28), às 9h (horário local).