Em menos de um mês, Maceió vacina 11,33% da população contra Influenza
A nível nacional, 14,18% da população brasileira foi vacinada
A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza foi lançada pelo Ministério da Saúde no começo de abril. Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início à vacinação no dia 7, e vem intensificando a aplicação do imunizante na Capital. A estratégia vacinal pretende reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade decorrentes da infecção pelo vírus da Influenza no público alvo.
Em quase um mês de campanha, de acordo com registros do Programa Nacional de Imunização (PNI), Maceió vacinou 11,33%, entre crianças menores de 6 anos, idosos a partir dos 60 anos e gestantes. Em Alagoas 13,28% receberam a vacina e, a nível nacional, 14,18% da população foi imunizada até o momento.
Segundo a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, a cobertura vacinal ainda está baixa, por isso, ela reforça a importância da proteção do público prioritário. “A vacina utilizada neste ano é trivalente, eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Anualmente há uma atualização, para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. É importante que os grupos prioritários busquem pela vacinação o quanto antes, como método preventivo”, destacou Eunice.
Público prioritário
A vacinação contra a Influenza tem como prioridade os seguintes públicos: Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; Idosos com 60 anos ou mais; Gestantes; Trabalhadores de saúde; Puérperas; Professores de escolas públicas e privadas; Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; Profissionais dos Correios; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo; Portuários; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas em situação de rua; População privada de liberdade; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas: Funcionários do sistema de privação de liberdade; Indígenas (vivendo fora da terra indígena e aldeados) e Quilombolas.
Cadastro de idosos acamados
Para realizar a vacinação de idosos acamados, os responsáveis devem entrar em contato com a Coordenação Técnica de Imunização e fazer o cadastro, para que a equipe proceda com a vacinação na residência. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h, através do telefone (82) 3312-5589.
Locais de vacinação
A intensificação da vacinação contra a Influenza acontece em pontos fixos e volantes. A vacina é aplicada de segunda a sexta, em todas as unidades de saúde, no Maceió Shopping (de segunda a sábado, das 13h às 21h e no domingo, das 12h às 20h), no Pátio Shopping (de segunda a sábado, das 13h às 21h e no domingo, das 12h às 20h). Há equipes ainda no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Levada (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; aos sábados das 8h às 14h; e no domingo, das 8h às 12h); além disso, a vacinação também é realizada pelas equipes do Programa Saúde da Gente, de segunda a sábado, das 8h às 20h.
Últimas notícias
Proprietário de bar é preso por exploração sexual de adolescente, em Maceió
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
