Cibele Moura defende que universidades estaduais realizem vestibulares próprios
Ela informou que irá solicitar a realização de uma audiência pública para debater o tema
A deputada Cibele Moura (MDB) anunciou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29, que pretende propor a realização de vestibulares específicos para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Ela informou que irá solicitar a realização de uma audiência pública para debater o tema. Defensora da regionalização da formação de profissionais alagoanos, a parlamentar destacou uma conquista recente no plenário da Casa: a aprovação de um bônus de 10% na nota para estudantes que desejam ingressar nas instituições de ensino superior estaduais.
“Só que hoje as faculdades, principalmente a Uncisal, o aluno quando quer ingressar nessa faculdade tem que fazer a prova do ENEM, submete a nota no Cisu e o Cisu faz esse acréscimo de 10% em sua nota”, disse Cibele Moura, acrescentando que é necessário trazer ao plenário da Casa a discussão em torno da criação de um vestibular próprio para as instituições de ensino público superior de Alagoas (Uneal e Uncisal).
“Nós precisamos tratar com urgência de um vestibular próprio da Uncisal, que atenda as questões locais e coloque como tema dessa prova assuntos concernentes à história de Alagoas”, observou. “Afinal, o dinheiro que paga a Uncisal e a Uneal é do tesouro estadual”, destacou a parlamentar, citando como exemplo a USP, Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade Estadual do Ceará, que já adotam a realização de vestibulares próprios.
Últimas notícias
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Influenciadora revela fetiche por Papai Noel: 'Os barrigudos são de outro nível'
Canil aposta em Stranger Things para nomear animais e promover adoção
[Vídeo] Carro capota após colidir em mureta na BR-104, em Rio Largo
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
