Cerca de vinte papeleiras são destruídas por ação de vândalos, em Maceió
Vídeos mostram suspeito colocando uma bomba em um equipamento no bairro do Prado
Instaladas com o objetivo de reduzir o descarte de resíduos em vias e calçadões, as papeleiras têm sido alvo constante de depredação por parte de vândalos. Na última situação registrada pela Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que ocorreu na Praça Custódio de Melo, no Prado, um jovem foi filmado colocando uma bomba dentro do equipamento, causando a perda total do objeto.
Somente neste ano, mais de 200 dispositivos foram instalados em vias, praças e calçadões da capital. Destes, cerca de já 20 foram vandalizados, gerando um custo extra para a Prefeitura de Maceió, visto que para recuperar uma papeleira, é gasto um valor em torno de R$ 850,00.
"Infelizmente esse é um problema que enfrentamos durante todo o ano. São equipamentos públicos para que cada cidadão tenha a oportunidade de participar da limpeza. No entanto, ainda existem alguns que praticam esse crime que é depredar os dispositivos e, assim, atrapalhar nosso serviço", disse o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
O órgão agora irá tomar as medidas cabíveis para que o infrator seja reconhecido e levado a justiça devido ao crime que cometeu. Uma nova papeleira deve ser instalada na região ainda durante esta semana.Quem for flagrado danificando o patrimônio público não fica impune e pode sofrer detenção de um a seis meses ou receber uma multa por crime de danos causados ao patrimônio público, nos termos do artigo 163 da Lei nº 2.848/40 do Código Penal Brasileiro.
Ao presenciar atos de vandalismo, o cidadão pode denunciar através do número 153 , da Guarda Municipal ou, de imediato, à Polícia Militar pelo número 190.
Últimas notícias
Não vai poder votar? Saiba como justificar ausência nas Eleições 2026
Eleitores terão transporte intermunicipal gratuito durante eleições em Alagoas
[Vídeo] “Minha cadeira é só um meio de transporte”, diz jovem cadeirante e faixa-roxa de jiu-jítsu
HU oferta 75 vagas em programa gratuito para quem deseja parar de fumar
Partage Arapiraca recebe Qualificatória Regional de Yu-Gi-Oh! neste domingo (27)
Ifal oferta mais de 2,7 mil vagas para 43 cursos técnicos integrados
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
