Polícia Científica lança campanha contra o assédio moral e sexual entre servidores
“Mulheres em Segurança: Assédio NÃO!" marca mês de ações com palestras, visitas e conscientização sobre acolhimento e denúncia
A Polícia Científica deu início, nesta segunda-feira (05), à campanha interna “Mulheres em Segurança: Assédio NÃO!”, voltada à prevenção e combate ao assédio moral e sexual entre os servidores do órgão. Com o lema "Acolher, ouvir e proteger. Silêncio nunca mais!", a ação tem como objetivo promover um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, além de incentivar a denúncia desses crimes.
O evento de abertura aconteceu no auditório da Polícia Científica e foi destinado aos servidores do Instituto de Criminalística, Instituto de Identificação e Instituto Médico Legal. A programação começou com uma palestra da Professora Dra. Elaine Pimentel, doutora em Sociologia pela UFPE e docente da Ufal, que destacou os impactos do assédio na saúde das vítimas e a importância da conscientização e da denúncia. Elaine é uma das idealizadoras do projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério Público Estadual.
Durante o lançamento, a perita-geral Rosana Coutinho ressaltou que, neste ano, foi criado um protocolo específico para o enfrentamento ao assédio, além de uma programação especial para o mês de maio. “Vamos aplicar o relatório anualmente, seguindo as orientações da 62ª Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial”, destacou.
O ouvidor do órgão, Aarão José, apresentou os elementos simbólicos da campanha. O escudo da instituição representa proteção; o ouvido estilizado, a escuta ativa; e as mãos em forma de concha envolvendo um coração simbolizam o acolhimento e a preservação da vida dos servidores. Ele também apresentou as formas de denúncia e informou que estão sendo distribuídos materiais publicitários entre os servidores.
“A Polícia Científica de Alagoas conta com um protocolo especializado de acolhimento às vítimas de assédio sexual e/ou moral, com foco na escuta qualificada, orientação e encaminhamento adequados. Todo o atendimento é realizado com sigilo, segurança e respeito, por meio da Ouvidoria de forma presencial ou on-line”, destacou ouvidor do órgão.
Ao longo do mês, a campanha seguirá com novas palestras, visitações aos institutos, panfletagens e divulgação de informações essenciais para o combate ao assédio moral e sexual no ambiente institucional. Adesivos com QR code para facilitar o acesso a denúncia on-line também estão sendo espalhados em pontos estratégicos do órgão, dentre eles as viaturas da PolC.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
