Arcebispo de Maceió, Dom Beto, fala sobre a escolha do novo papa
O líder religioso concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (8)
O arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis, participou de uma coletiva de imprensa, por volta das 16h30, desta quinta-feira (8), para comentar sobre a eleição do novo papa. O local escolhido pelo religioso foi a Casa Episcopal, localizada no bairro do Farol, em Maceió.
O líder religioso da capital alagoana supõe que o recém-eleito Papa Leão XIV deva seguir os exemplos deixados pelo falecido Papa Francisco e garante que o pontífice já possui uma trajetória em evidência na América Latina.
O arcebispo salientou, já nas suas primeiras palavras, que o novo papa manifestou sua sensibilidade ao se comunicar em espanhol transmitindo simpatia e emoção à diocese onde liderou no Peru.
Em um trecho da entrevista, o arcebispo fala com admiração do gesto de carinho com a igreja a qual ele fez parte. Ele afirma ainda, que percebeu uma certa emoção do Santo Padre ao admitir que aprendeu a pastorear ali. O arcebispo relatou que o novo pontífice é alguém que estava exercendo uma função burocrática nos últimos anos, no entanto, conseguiu ainda assim, trazer consigo uma expressão bonita desta experiência pastoral em um país da América Latina. Ele garante que isso trará benefícios.
Dom Beto também avaliou a aproximação entre Francisco e Leão XIV. “Ele era muito próximo a Francisco. A função que lhe foi atribuída revela o carinho e admiração que Francisco tinha por ele. Do jeito dele. Todo papa tem seu jeito. Com certeza teremos uma continuidade. Não haverá uma ruptura.”
Quando questionado sobre a escolha do nome Leão XIV, o arcebispo fez uma menção histórica ao Papa Leão XIII, conhecido por impulsionar as bases da doutrina social da Igreja. “O papa Leão XIII foi o primeiro papa da chamada doutrina social da igreja. Mostrava a preocupação da igreja com as duas ideologias: comunismo e capitalismo, que se afastavam do evangelho. Talvez ele quisesse que a igreja voltasse com essa sensibilidade social. E que a dimensão social é uma dimensão integrante da evangelização”, afirmou Dom Beto.
Ele ainda destacou que o novo papa irá trazer bastante alegria à igreja. “Papa Francisco dizia que Deus não nos cansa de nos surpreender. [...] É um nome que tem uma trajetória muito bonita. É um norte-americano, mas com uma experiência pastoral no Peru, tanto como frade agostiniano depois como bispo de uma diocese com vários desafios”, encerrou o arcebispo.
*estagiária sob a supervisão da redação
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
