Arcebispo de Maceió, Dom Beto, fala sobre a escolha do novo papa
O líder religioso concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (8)

O arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis, participou de uma coletiva de imprensa, por volta das 16h30, desta quinta-feira (8), para comentar sobre a eleição do novo papa. O local escolhido pelo religioso foi a Casa Episcopal, localizada no bairro do Farol, em Maceió.
O líder religioso da capital alagoana supõe que o recém-eleito Papa Leão XIV deva seguir os exemplos deixados pelo falecido Papa Francisco e garante que o pontífice já possui uma trajetória em evidência na América Latina.
O arcebispo salientou, já nas suas primeiras palavras, que o novo papa manifestou sua sensibilidade ao se comunicar em espanhol transmitindo simpatia e emoção à diocese onde liderou no Peru.
Em um trecho da entrevista, o arcebispo fala com admiração do gesto de carinho com a igreja a qual ele fez parte. Ele afirma ainda, que percebeu uma certa emoção do Santo Padre ao admitir que aprendeu a pastorear ali. O arcebispo relatou que o novo pontífice é alguém que estava exercendo uma função burocrática nos últimos anos, no entanto, conseguiu ainda assim, trazer consigo uma expressão bonita desta experiência pastoral em um país da América Latina. Ele garante que isso trará benefícios.
Dom Beto também avaliou a aproximação entre Francisco e Leão XIV. “Ele era muito próximo a Francisco. A função que lhe foi atribuída revela o carinho e admiração que Francisco tinha por ele. Do jeito dele. Todo papa tem seu jeito. Com certeza teremos uma continuidade. Não haverá uma ruptura.”
Quando questionado sobre a escolha do nome Leão XIV, o arcebispo fez uma menção histórica ao Papa Leão XIII, conhecido por impulsionar as bases da doutrina social da Igreja. “O papa Leão XIII foi o primeiro papa da chamada doutrina social da igreja. Mostrava a preocupação da igreja com as duas ideologias: comunismo e capitalismo, que se afastavam do evangelho. Talvez ele quisesse que a igreja voltasse com essa sensibilidade social. E que a dimensão social é uma dimensão integrante da evangelização”, afirmou Dom Beto.
Ele ainda destacou que o novo papa irá trazer bastante alegria à igreja. “Papa Francisco dizia que Deus não nos cansa de nos surpreender. [...] É um nome que tem uma trajetória muito bonita. É um norte-americano, mas com uma experiência pastoral no Peru, tanto como frade agostiniano depois como bispo de uma diocese com vários desafios”, encerrou o arcebispo.
*estagiária sob a supervisão da redação
Últimas notícias

Alagoas registra abertura de quase 3.800 novas empresas em abril e reduz tempo médio de formalização

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e descumprimento de medida protetiva, em Arapiraca

Igaci renova compromisso com a infância e adere à nova edição do Selo UNICEF
Prefeito Marcelo Beltrão inaugura nova escola em Lagoa do Pau

Esperança e solidariedade: Arapiraca se mobiliza para ajudar criança com doença rara

Fabio Costa critica Lula por rejeitar proposta dos EUA para classificar PCC e Comando Vermelho como terroristas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
