Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (10)
Campanha tem como meta imunizar no mínimo 90% do público-alvo este ano
O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza ocorre, neste sábado (10), em todo o Brasil, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). Em Alagoas, para saber onde estarão funcionando os postos de vacinação, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município de residência.
A meta é alcançar a imunização de 90% do público alvo, que deve apresentar o Cartão de Vacinação. Este ano, além das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, integram o público-alvo os idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior.
Também compõem o grupo, os indígenas, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas em situação de rua e profissionais das Forças Armadas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade).
Ainda conforme o Ministério da Saúde, são contempladas as pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
“A vacina está disponível em postos de saúde de todo o estado de Alagoas, além de locais estratégicos como shoppings e locais de grande circulação de pessoas em algumas cidades. É sempre importante que as pessoas se dirijam a esses locais para serem imunizadas e se protejam individualmente, bem como seus familiares e amigos”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
O secretário garante que a vacina contra a Influenza é segura e todos devem comparecer aos postos de vacinação fixos e volantes para se protegerem contra a doença, que, além de levar à hospitalização, pode ocasionar a morte. "A vacinação é um ato de responsabilidade, que garante a saúde e bem-estar de todos”, frisou.
Dados
Conforme dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) do Ministério da Saúde, em 2024 foram registrados 232 casos e 52 mortes por Influenza em Alagoas. Já este ano, de janeiro a abril, foram notificados 15 casos e nenhuma morte; no mesmo período do ano passado foram 168 casos e 29 óbitos.
Últimas notícias

Jovem é morto a tiros no bairro do Clima Bom, em Maceió

Maria Leide Noia é a Miss Grand Alagoas 2025 e se prepara para brilhar no cenário nacional

PM apreende 29 armas de fogo e 11 kg de drogas na última semana de maio em Alagoas

Influenciador que atirou em frente a um bar na Jatiúca desativa perfil nas redes sociais

Parada programada afeta abastecimento para Junqueiro e São Sebastião

Homem expulso de posto volta de carro e quase atropela clientes que bebiam no local
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
