Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (10)
Campanha tem como meta imunizar no mínimo 90% do público-alvo este ano
O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza ocorre, neste sábado (10), em todo o Brasil, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). Em Alagoas, para saber onde estarão funcionando os postos de vacinação, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município de residência.
A meta é alcançar a imunização de 90% do público alvo, que deve apresentar o Cartão de Vacinação. Este ano, além das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, integram o público-alvo os idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior.
Também compõem o grupo, os indígenas, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas em situação de rua e profissionais das Forças Armadas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade).
Ainda conforme o Ministério da Saúde, são contempladas as pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
“A vacina está disponível em postos de saúde de todo o estado de Alagoas, além de locais estratégicos como shoppings e locais de grande circulação de pessoas em algumas cidades. É sempre importante que as pessoas se dirijam a esses locais para serem imunizadas e se protejam individualmente, bem como seus familiares e amigos”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
O secretário garante que a vacina contra a Influenza é segura e todos devem comparecer aos postos de vacinação fixos e volantes para se protegerem contra a doença, que, além de levar à hospitalização, pode ocasionar a morte. "A vacinação é um ato de responsabilidade, que garante a saúde e bem-estar de todos”, frisou.
Dados
Conforme dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) do Ministério da Saúde, em 2024 foram registrados 232 casos e 52 mortes por Influenza em Alagoas. Já este ano, de janeiro a abril, foram notificados 15 casos e nenhuma morte; no mesmo período do ano passado foram 168 casos e 29 óbitos.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
