Nova edição do Selo Unicef é lançado para gestores na AMA
O evento reuniu dezenas de prefeitos, secretários municipais e representantes de conselhos, além de técnicos da área da infância e juventude

Foi lançado nesta segunda-feira (13), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o novo ciclo do Selo UNICEF (2025–2028) — iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que reconhece avanços concretos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios brasileiros.
O evento reuniu dezenas de prefeitos, secretários municipais e representantes de conselhos, além de técnicos da área da infância e juventude. Ao todo, 85 municípios alagoanos estão aptos a aderir à nova edição do Selo, que promove apoio técnico e monitoramento para fortalecer políticas públicas intersetoriais.
O vice-presidente da AMA e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, conduziu a reunião e destacou a importância do comprometimento municipal com a causa. “No último ciclo, 56 municípios alagoanos cumpriram as metas e tiveram seus esforços reconhecidos. A missão agora é ampliar esse número e engajar ainda mais cidades para garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
A representante do UNICEF, Immaculada Pietro, chefe do escritório para Alagoas, Pernambuco e Paraíba, reforçou o papel do Selo como instrumento de mobilização e transformação local. Ela destacou a importância do envolvimento de gestores e equipes técnicas em ações estruturantes, com foco na proteção integral da infância e adolescência.
“ O compromisso que a gente espera é esse compromisso de vamos fortalecer as políticas para cada criança que nasce e vive no município. Então, a partir dessa adesão, desse compromisso do prefeito ou da prefeita, a ideia é a gente ter uma equipe, né, do município que esteja acompanhando as atividades do selo, né, um articulador, uma articuladora seja nomeado para ajudar justamente a mobilizar pessoas da área da saúde, da educação, da assistência, para trabalharmos juntos pela prioridade da infância nos próximos 4 anos. ”, disse Pietro.
A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, participou do encontro e entregou aos gestores o “Manual para Prefeitos”, um guia com as principais ações da pasta e orientações para fortalecer a primeira infância nos territórios municipais.
“Trouxemos esse material que é o manual para prefeitos que trata sobre como investir na primeira infância”, ressaltou a secretária.
Além do suporte metodológico, os municípios participantes contarão, durante os quatro anos de execução, com capacitações, acompanhamento técnico e monitoramento de indicadores nas áreas de saúde, educação, assistência social e participação cidadã de adolescentes.
A adesão ao Selo UNICEF é gratuita e pode ser realizada até o dia 9 de junho, pelo site www.selounicef.org.br.
Últimas notícias

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió

Prefeita Márcia Cavalcante implementa serviço de Telessaúde em São Luís do Quitunde

PM prende homem suspeito de assalto a van na Durval de Góes Monteiro

Motociclista colide com ciclista que atravessava avenida sem atenção em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
