Nova edição do Selo Unicef é lançado para gestores na AMA
O evento reuniu dezenas de prefeitos, secretários municipais e representantes de conselhos, além de técnicos da área da infância e juventude

Foi lançado nesta segunda-feira (13), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o novo ciclo do Selo UNICEF (2025–2028) — iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que reconhece avanços concretos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios brasileiros.
O evento reuniu dezenas de prefeitos, secretários municipais e representantes de conselhos, além de técnicos da área da infância e juventude. Ao todo, 85 municípios alagoanos estão aptos a aderir à nova edição do Selo, que promove apoio técnico e monitoramento para fortalecer políticas públicas intersetoriais.
O vice-presidente da AMA e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, conduziu a reunião e destacou a importância do comprometimento municipal com a causa. “No último ciclo, 56 municípios alagoanos cumpriram as metas e tiveram seus esforços reconhecidos. A missão agora é ampliar esse número e engajar ainda mais cidades para garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
A representante do UNICEF, Immaculada Pietro, chefe do escritório para Alagoas, Pernambuco e Paraíba, reforçou o papel do Selo como instrumento de mobilização e transformação local. Ela destacou a importância do envolvimento de gestores e equipes técnicas em ações estruturantes, com foco na proteção integral da infância e adolescência.
“ O compromisso que a gente espera é esse compromisso de vamos fortalecer as políticas para cada criança que nasce e vive no município. Então, a partir dessa adesão, desse compromisso do prefeito ou da prefeita, a ideia é a gente ter uma equipe, né, do município que esteja acompanhando as atividades do selo, né, um articulador, uma articuladora seja nomeado para ajudar justamente a mobilizar pessoas da área da saúde, da educação, da assistência, para trabalharmos juntos pela prioridade da infância nos próximos 4 anos. ”, disse Pietro.
A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, participou do encontro e entregou aos gestores o “Manual para Prefeitos”, um guia com as principais ações da pasta e orientações para fortalecer a primeira infância nos territórios municipais.
“Trouxemos esse material que é o manual para prefeitos que trata sobre como investir na primeira infância”, ressaltou a secretária.
Além do suporte metodológico, os municípios participantes contarão, durante os quatro anos de execução, com capacitações, acompanhamento técnico e monitoramento de indicadores nas áreas de saúde, educação, assistência social e participação cidadã de adolescentes.
A adesão ao Selo UNICEF é gratuita e pode ser realizada até o dia 9 de junho, pelo site www.selounicef.org.br.
Últimas notícias

Prefeito Leandro Silva cumpre promessa e leva calçamento ao povoado Olho D’Água

Skin Cycling: o que é, quais os benefícios para a pele e como fazer

Modelo termina casamento após noivo ler “votos nojentos” no altar

Instagram exclui perfis falsos de artistas que espalhavam fake news

IMA remunera agricultores e proprietários de reservas que preservam os biomas em Alagoas

Viralizou! Em vídeo, menina autista protege o irmão do barulho alto
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
