Vereadora Silvania Barbosa defende maior atenção à saúde mental e propõe ações de acompanhamento nas escolas
Parlamentar demonstrou preocupação com os dados apresentados pelo Atlas da Violência que apresenta um cenário alarmante de suicídios
O debate sobre maior atenção à saúde mental foi tema do discurso da vereadora Silvania Barbosa, durante a sessão desta terça-feira (13), na Câmara de Maceió. A parlamentar usou como base um estudo do Atlas da Violência 2025, em um compilado de dados de 2013 a 2023, que apontou um número preocupante de suicídios em Alagoas, em especial o que compreende jovens de 10 a 19 anos.
Para a vereadora, que também é estudante de Psicologia, urge a necessidade de se tomar providências para enfrentar um problema que se agrava diariamente. “É um dado alarmante que Alagoas tem uma alta de 65% nas taxas de suicídios entre jovens de 10 a 19 anos. Enquanto parlamentares, é nosso dever debater o assunto e propor soluções para proteger esses jovens. Apresento aqui algumas sugestões, a exemplo de implementar programas que tratem da saúde mental, por meio de apoio psicológico, em todas as escolas do município. Tem um programa chamado ‘Pode Falar, que oferece um serviço on-line aos jovens, com um papel muito importante no cuidado a essas pessoas que estão vivenciando alguma crise", afirmou.
"É preciso entender que o adolescente precisa ser ouvido e falar de todas as suas dores. Desta forma, podemos contribuir ainda mais no enfrentamento a essas doenças que estão acometendo os nossos jovens”, contextualizou a vereadora.
A vereadora reforçou a necessidade de se capacitar professores da rede de ensino para ajudar a identificar o comportamento que muitas vezes culmina com o isolamento social de crianças e adolescentes. Silvania Barbosa também reforçou a continuidade de campanhas de conscientização, a exemplo do que ocorre com o Setembro Amarelo.
A discussão levada ao plenário pela vereadora Silvania Barbosa foi parabenizada e recebeu a contribuição da vereadora Fátima Santiago, que dissertou sobre a relevância no diagnóstico dos jovens por conta das crises emocionais, ansiedade e depressão. O vereador Thiago Prado também parabenizou a vereadora por seu pronunciamento.
Em aparte, o vereador Jônatas Omena reforçou que a taxa de suicídios segue causando preocupação, pois atinge quase todas as faixas etárias. “Precisamos urgentemente de políticas públicas para reverter esta situação. Me solidarizo com o seu discurso e endosso que esta Casa tem um papel fundamental para modificar esta realidade”.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
