Exame de DNA confirma que corpo encontrado em Guaxuma é de Ana Beatriz
Identificação foi possível por meio da análise de DNA, que comprovou a compatibilidade genética
O Laboratório de Genética Forense da Polícia Científica confirmou, na manhã desta sexta-feira (16), que o corpo encontrado no bairro de Guaxuma, em Maceió, é de Ana Beatriz de Moura, de 15 anos. A identificação foi possível por meio da análise de DNA, que comprovou a compatibilidade genética entre o material biológico coletado do cadáver e as amostras fornecidas pela mãe e pela irmã da jovem.
Inicialmente, a Polícia Científica, por meio das equipes do Instituto Médico Legal (IML), tentou a identificação por outros métodos, como necropapiloscopia e análise da arcada dentária. No entanto, o avançado estado de decomposição impossibilitou esses procedimentos, exigindo o encaminhamento do caso para o Laboratório de Biologia e Genética Forense do Instituto de Criminalística de Maceió.

O perito criminal Clisney Omena, responsável pelo exame, explicou que, devido à condição do corpo, foi necessário adotar um protocolo mais complexo de extração do DNA, o que incluiu a incubação dos ossos em EDTA por cinco dias para desmineralização, antes da etapa final de eletroforese, que revelou o perfil genético da vítima.
“Em decorrência do estado avançado de degradação das amostras biológicas encaminhadas, decidimos fazer a extração pelo método orgânico, que demanda mais tempo para a sua execução, mas que é bastante eficaz na obtenção de resultados. Com a obtenção do perfil genético do cadáver e o confronto com os perfis genéticos obtidos das amostras de referência dos familiares, temos a identificação inequívoca de que o corpo encontrado é de Ana Beatriz, contribuindo de forma decisiva para a investigação policial e permitindo à família da vítima o encerramento de um ciclo de sofrimento”, explicou Omena.
Cronologia dos exames
No dia 3 de maio de 25, quando o corpo deu entrada no IML de Maceió, a primeira tentativa de identificação se deu através da avaliação necropapiloscópica, ou seja, pelas impressões digitais, realizada por um papiloscopista do Instituto de Identificação. Porém, o resultado ficou prejudicado por conta do avançado estágio de putrefação, não sendo tecnicamente possível a coleta de material papiloscópico viável para confronto.
Dois dias depois, em 5 de maio, a perita odontolegista Luiza Justo, recebeu da até então suposta família da vítima, uma documentação odontológica, contendo o registro de dois procedimentos realizados em dentes decíduos, uma restauração e uma exodontia.
Também foi apresentada uma fotografia dela sorrindo, com o intuito de auxiliar na comparação odontológica por meio da análise da linha do sorriso e de elementos dentários visíveis.
Mas, diante da ausência de dados cronológicos e detalhamento técnico, a documentação odontológica mostrou-se insuficiente para subsidiar uma análise comparativa confiável para a identificação. E a fotografia em que a suposta vítima aparece sorrindo apresentava baixa resolução, além de iluminação inadequada e ângulo desfavorável, o que resultou em visualização limitada dos dentes.
Mesmo assim, o trabalho antropológico de avaliação dentária realizado pela odontolegista Luiza Justo conseguiu identificar que o corpo periciado apresentava idade biológica jovem, compatível com a adolescência.
A perita descreveu no laudo que o achado é compatível com indivíduos na faixa etária de aproximadamente 11 a 16 anos, a depender do ritmo de desenvolvimento individual.
Diante da possibilidade do corpo encontrado ser de Ana Beatriz de Moura, o IML seguiu com o Protocolo Operacional Padrão (POP) do órgão para identificação de corpos. A Polícia Científica realizou a coleta de amostras biológicas de familiares para referência e do próprio cadáver para realização do exame comparativo de DNA no Laboratório de Biologia e Genética Forense do ICM que, antes do prazo previsto, concluiu a análise e emitiu o laudo.
Com a conclusão do exame e o laudo positivo, a identidade do corpo foi oficialmente confirmada como sendo de Ana Beatriz e a família e a delegacia responsável pela investigação foram comunicadas do resultado. A causa da morte segue sendo investigada pelo Laboratório de Química e Toxicologia Forense.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
