Geral

Prefeitura remove construções irregulares em área de preservação ambiental

Ação visa proteger área verde e garantir o uso sustentável dos espaços públicos

Por 7segundos com assessoria 16/05/2025 17h05 - Atualizado em 16/05/2025 17h05
Prefeitura remove construções irregulares em área de preservação ambiental
Estruturas foram removidas para garantir o ordenamento da cidade. - Foto: Ascom

A Secretaria de Segurança Cidadã de Maceió (Semsc) realizou, nesta quinta-feira (15), uma ação de retirada de construções irregulares que estavam ocupando uma área verde de preservação ambiental no conjunto Maceió 1, na Cidade Universitária, parte alta da capital alagoana.

O local, fundamental para a captação d’água que abastece a comunidade da região, estava sendo ocupado por edificações clandestinas.

A operação foi coordenada pela Diretoria de Licenciamento e Fiscalização de Posturas com o apoio da equipe de demolição da Semsc. A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) também participou da ação, fornecendo maquinário e suporte técnico.

Segundo o secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió com a preservação dos espaços públicos, do meio ambiente e o combate às ocupações irregulares

“Quando falamos em preservar uma área como essa, falamos diretamente da qualidade de vida da população. Nosso compromisso é com a proteção do meio ambiente e com o uso consciente do espaço público. Essa região tem uma função essencial na captação d’água, e não podemos permitir que ela seja destruída por ocupações ilegais”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho.

A Semsc ressalta que continuará com as fiscalizações em diversos pontos da cidade, priorizando o diálogo, conscientização ambiental e a orientação como primeiras medidas. No entanto, diante da persistência na ocupação irregular, as ações de desocupação e demolição seguirão sendo realizadas para garantir o respeito à legislação municipal e o bem-estar coletivo.